Publicado em 25/01/2013 às 11:10

Guitarra mais icônica do rock é lançada em série

Frank Zappa falou uma vez para Eddie Van Halen: “Obrigado por reiventar o instrumento”. E Zappa não era dado a elogios. Não lembro de outro que tenha feito.

Por isso não é nenhuma heresia falar que Eddie Van Halen é o maior guitarrista da história. Isso mesmo. Maior que Jimi Hendrix. Quer dizer, claro que aí entra uma questão de gosto – enquanto Hendrix fazia a guitarra falar por ele, EVH (vamos chamá-lo assim daqui pra frente pra facilitar) realmente transformou a guitarra em outra coisa, subvertendo técnica e remodelando-a.

Na remodelação, construiu logo no início de carreira (final dos 70) uma que se tornou (mais uma vez, para mim) a guitarra mais icônica entre todas, a listrada que foi apelidada Frankenstein.

Ele queria uma que mesclasse sons que extraía de diversas – do corpo maciço da Les Paul, timbres de Stratocaster e Telecaster etc. Aí lembro de à época do primeiro disco ter lido que ele mergulhava os captadores em parafina, invertia chaves, entre outras invenções. Sei que ele colou umas fitas adesivas de modo aleatório pelo corpo da guitarra branca e a pintou de vermelho. Ao retirar as fitas, se tornou isso (abaixo).

Frankenstein 1024x761 Guitarra mais icônica do rock é lançada em série

Escrevo tudo isso pra chegar ao lançamento esta semana do modelo EVH Striped Series, na NAMM (National Association of Music Merchants), feira de música norte-americana.

Enquanto a guitarra era apresentada e vídeo era gravado, o mito chegou de surpresa ao estande. Vale assistir.

Comente

"Guitarra mais icônica do rock é lançada em série"

25 de January de 2013 às 11:10 - Postado por Luiz Cesar Pimentel

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com