TV

Publicado em 04/07/2015 às 11:57

Maju dá o troco nos racistas da internet

maju1 Maju dá o troco nos racistas da internet

Maju no momento de sua fala contra o racismo (Foto: Reprodução/Globo)

Nesta sexta-feira postei os ataques racistas que a moça do tempo do JN sofreu no Facebook. E ela, na edição de ontem do telejornal, deu o troco de uma maneira brilhante. Maju não se fez de vitimazinha, de frágil, de coitadinha. Nada disso. Pediu a palavra e falou isso:

"Tinha muita gente preocupada. Muita gente imaginou que eu estaria chorando pelos corredores. Mas a verdade é o seguinte, gente. Eu já lido com essa questão do preconceito desde que eu me entendo por gente. Claro que fico muito indignada e triste com isso, mas eu não esmoreço, não perco o ânimo, que acho que é isso o mais importante. Eu cresci numa família muito consciente, de pais militantes que sempre me orientaram. Eu sei dos meus direitos, né?! Então, acho importante essas medidas legais serem tomadas, até para evitar novos ataques a mim e a outras pessoas, né?! Eu acredito que isso é muito importante".

A apresentadora termina seu discurso agradecendo a todas as manifestações de apoio e carinho que recebeu, os emails e mensagens. Ela encerrou dizendo que "os preconceituosos ladra, mas a caravana passa".

Mesmo assim, um processo contra os racistas virá bem a calhar, né?!

Imprimir:

TV

Publicado em 03/07/2015 às 09:09

Maju, do Jornal Nacional, é chamada de “preta imunda” no Facebook

maju Maju, do Jornal Nacional, é chamada de preta imunda no Facebook

O print do post do Jornal Nacional onde aconteceram as ofensas à apresentadora (Foto: Reprodução/Facebook)

Eu já havia feito um post sobre este mesmo assunto há algumas semanas e, infelizmente, tenho de voltar ao assunto. Maria Júlia Coutinho, a Maju, garota do tempo do Jornal Nacional, voltou a sofrer ataques racistas na página do JN no Facebook. A equipe do programa colocou na rede social uma foto de Maju e, em seguida, começaram as ofensas.

Seguidores colocaram mensagens do tipo "tá na hora do JN parar de postar foto toda preta", "nossa, que escuridão é essa", "só conseguiu emprego no JN por causa das cotas, preta imunda" e outras coisas do tipo.

Realmente é até difícil expressar o que se sente quando surge este tipo de coisa pela frente. Os administradores da página do JN já trataram de remover as ofensas racistas, mas há prints rolando por aí feitas por gente que pretende denunciar os usuários que escreveram as tais mensagens. E é isso mesmo o que tem de ser feito. Denunciar. Ninguém nem precisa perder tempo discutindo com esse tipo de gente. E o Facebook tem de tomar as medidas, banir estas pessoas, enfim, tomar alguma atitude.

Segue aqui todo o apoio para Maria Júlia.

Imprimir:

TV

Publicado em 01/07/2015 às 13:02

Zeca Camargo cavou a própria cova na Globo?

zeca Zeca Camargo cavou a própria cova na Globo?

O apresentador Zeca Camargo (Foto: Divulgação/Globo)

Você certamente deve ter acompanhado toda a repercussão da crônica de Zeca Camargo sobre a comoção nacional em torno da morte de Cristiano Araújo. Zeca, que é um jornalista experiente, na verdade, não chegou a criticar o cantor ou seus fãs diretamente, mas o uso de palavras pouco comuns e um pensamentos que dá voltas em vários temas, acabou levando a este entendimento geral. Junte a isso, o momento inoportuno do tal texto — dias após a morte do cantor — e temos um estrago completo.

Se Zeca tivesse soltado seu comentário, digamos, um mês após o acidente fatal de Cristiano, possivelmente não tivesse sofrido tamanha rejeição. Mas o grande erro do apresentador foi ter feito isso no calor do momento. E isso pode ser fatal para seu trabalho na Globo.

Zeca está para estrear num novo programa que irá ao ar aos sábados. Ele estará na atração junto com outros apresentadores, mas está sob sua responsabilidade justamente a parte musical. Não poderia haver conjunção pior para Camargo. Como se sabe, os cantores e duplas sertanejas comandam as paradas musicais e são os que mais tocam em todo o Brasil. Certamente que o novo programa da Globo terá que contar com os artistas do gênero para ajudar a alavancar a audiência. Acontece que o apresentador, por causa de seu comentário, está sofrendo um ataque fortíssimo dos sertanejos e alguns já até ameaçam boicotar a nova atração.

Agora é aguardar a decisão da Globo. Minha colega Fabíola Reipert já diz que ele pode até voltar para a geladeira da emissora.

Imprimir:

TV

Publicado em 30/06/2015 às 15:50

Nem tapas de protagonistas e barracos conseguem salvar Babilônia

ines Nem tapas de protagonistas e barracos conseguem salvar Babilônia

Inês leva tapa de Beatriz (Foto: Reprodução/Globo)

A Globo perdeu a mão de vez com Babilônia. A novela já está toda desfigurada depois de tantas mudanças feitas na trama e nos personagens e praticamente nada mais se reconhece do que foi mostrado bem no início. Já falei aqui várias vezes sobre estas alterações no roteiro e o que isso acarretou para a história. Enfim, uma tragédia que parece não ter fim. Tanto é que a audiência continua baixíssima, com Babilônia perdendo para a novela das sete, Jornal Nacional e outros programas.

Um dos artifícios para tentar mudar um pouco a coisa foi a criação de conflitos diretos e barracos entre os protagonistas. Já perdi o número de vezes em que as protagonistas Glória Pires e Adriana Esteves se estapearam. Foram muitas e muitas vezes, o que nunca é algo assim muito comum. Isso acontecia poucas vezes ao longo de uma novela e era algo bastante aguardado pelos espectadores. Era usado como um recurso importante, algo que estava todo mundo esperando e, por isso mesmo, virava uma coisa comentada por todos nas ruas no dia seguinte. Hoje em dia seria na internet.

Acontece que os tapas, principalmente entre Beatriz e Inês virou um lance normal e mostra um pouco o desespero dos autores para tentar alavancar a trama. Tanto é que nem causa mais nada. Se você acompanha a novela e acessa o Twitter ao mesmo tempo vai reparar que a timeline não fala mais nada sobre Babilônia, é como se nada estivesse acontecendo na novela das nove. Saudades de Avenida Brasil, hein?!

Imprimir:

TV

Publicado em 30/06/2015 às 11:27

Marieta Severo ensina Faustão a não ser o dono da verdade

faustão Marieta Severo ensina Faustão a não ser o dono da verdade

Fausto Silva em seu programa neste último domingo (Foto: Reprodução/Globo)

Deu uma grande repercussão na mídia a invertida que Marieta Severo deu em Fausto Silva neste domingo (28). Nesta terça saiu uma entrevista dela para a colunista Mônica Bergamo onde a atriz esclarece que não quis polemizar e que apenas não concordava com a visão do apresentador. Marieta vai além e diz que não quer causar ódio e que sua intenção também não foi defender o governo. E foi isso mesmo, ela deu sua declaração numa boa, sem levantar bandeiras.

Independentemente do que ela falou ou não, o fato é que Faustão gosta de bancar o donão da verdade algumas vezes. Foi o caso neste último programa, quando ele começou a soltar um monte de comentários a respeito da atual crise do país, da roubalheira e chamou o Brasil de "o país da desesperança". Ótimo, é a visão dele e tem todo o direito de dar sua opinião.

O problema é que todo este discurso do apresentador foi feito para dar a deixa para que Marieta Severo concordasse com ele em gênero, número e grau, o que não aconteceu. Daí ficou aquela situação meio desconcertante e que causou tanto rebuliço. Quando Fausto diz esse monte de coisas, já o faz com a intenção de que seu convidado concorde. E, geralmente, é isso o que acontece. Até porque a pessoa está ali de frente para Fausto Silva, no meio de um programa ao vivo, com milhões de pessoas assistindo. Quer dizer, é um pouco intimidador e acaba-se concordando até para não criar uma saia justa. Só que Marieta Severo foi diferente e mostrou sua opinião e personalidade.

Você pode ou não concordar com Fausto Silva ou com Marieta. E é legal que isso aconteça. Só não dá para ficar massacrando alguém que pensa diferente de você, seja qual for a opinião.

Imprimir:

TV

Publicado em 29/06/2015 às 09:36

Faustão leva uma invertida de Marieta Severo ao vivo

marieta Faustão leva uma invertida de Marieta Severo ao vivo

Marieta Severo no Faustão (Foto: Reprodução/Globo)

Ela deixou de ser a Dona Nenê de A Grande Família e agora vive uma personagem inescrupulosa em Verdades Secretas. E Marieta Severo foi até o Domingão do Faustão para falar sobre esta nova fase de sua carreira. Sabendo que a atriz é bem inteligente e politizada, o apresentador fez todo um discurso sobre o momento pelo qual o Brasil passa. Falando que virou o país da corrupção, da crise, da desorganização e que agora é o país da desesperança. Tudo isso, claro, já preparando o terreno para que Marieta soltasse o verbo concordando com o apresentador.

O problema é que Marieta não foi pelo caminho apontado pelo Faustão e acabou dando um tapa com luva de pelica. Ela concordou com o apresentador, mas disse que tem sim esperança no país, que já passamos por outras crises e que saímos. Para Marieta, não será diferente desta vez. Faustão, educadamente, encerrou o assunto apenas dizendo "tem que ter força para virar o jogo".

Com muita delicadeza, a atriz mostrou que dá para ter outras opiniões e não apenas ter que concordar com o que a grande massa pensa. Dá para discordar e mostrar que existem coisas boas por aí apesar de tudo. É por isso que Marieta Severo é uma das profissionais mais respeitadas em sua área. Porque sabe pensar.

Imprimir:

Publicado em 25/06/2015 às 12:11

Morte de Cristiano Araújo pega apresentadores de calças curtas

cristiano Morte de Cristiano Araújo pega apresentadores de calças curtas

O cantor Cristiano Araújo (Foto: Reprodução)

Vendo a cobertura das TVs sobre a morte do cantor Cristiano Araújo, nesta quarta (24), deu para perceber que a maioria dos apresentadores desconhecia completamente o artista. O caso mais gritante foi o de Fátima Bernardes, que chegou a chamá-lo de "Cristiano Ronaldo". E a apresentadora havia dito o nome dele de forma incorreta mais algumas vezes ao longo de seu programa. E isso porque o sertanejo já foi ao Encontro.

No Vídeo Show, era nítida a impressão de que Otaviano Costa e Monica Iozzi não sabiam nada (ou quase nada) sobre Cristiano. Dava para notar que os dois apresentadores não estavam consternados com a morte e se limitavam a falar o que estava acontecendo naquele momento. Normal.

Nas redes sociais a coisa ia pelo mesmo caminho. Havia muita gente, mas muita mesmo, dizendo que não sabia quem era Cristiano e que nunca tinha sequer ouvido uma única música dele. Enquanto isso, do outro lado, havia gente muito comovida com sua morte trágica.

Normal. Tudo bem normal. Cristiano Araújo faz parte de um fenômeno musical que não atinge todo o país, mas chega fortemente a milhões de pessoas de algumas regiões. Isso é muito bem explicado por Helder Maldonado, repórter do R7. Recomendo a leitura.

O grande lance é que Cristiano não foi exatamente o escolhido da grande mídia para aparecer fortemente em programas de TV, revistas e sites. Antes dele existem Luan Santana, Gusttavo Lima, Eduardo Costa, todos também cantores solo. Depois ainda estão as duplas mais conhecidas. Mas isso não importa nem um pouco para seus milhões de fãs, que conheciam e acompanhavam Cristiano no interior de São Paulo, no Paraná e outras regiões do Centro-Oeste e Nordeste.

Assim como Cristiano, há também outras dezenas (centenas?) de artistas que fazem muito mais sucesso do que se pensa. Enquanto a grande mídia dá espaço e repercute fatos sobre Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, há um outro Brasil que não aparece. Não discuto aqui a qualidade da música de Cristiano, mas sim o fenômeno no qual ele estava inserido. Muitas vezes a mídia não enxerga o que as pessoas estão vendo.

Imprimir:

TV

Publicado em 24/06/2015 às 14:39

Fátima Bernardes mata Cristiano Ronaldo ao vivo

fatimafinal Fátima Bernardes mata Cristiano Ronaldo ao vivo

Durante a cobertura da morte do cantor Cristiano Araújo, Fátima Bernardes deu uma gafe. Em vez de falar o nome do sertanejo, a apresentadora encerrou o programa falando Cristiano Ronaldo. Percebendo a falha, Fátima disse: "Cristiano Araújo, meu Deus do céu. O que eu falei? Ai, meu Deus do Céu".

Na verdade, Fátima errou o nome do cantor várias vezes no programa, mas o mais marcante mesmo foi este "Cristiano Ronaldo".

Imprimir:

TV

Publicado em 23/06/2015 às 09:41

Ana Maria Braga aparece com visual bizarro e é comparada com boneca Annabelle

anavale Ana Maria Braga aparece com visual bizarro e é comparada com boneca Annabelle

O programa Mais Você desta terça-feira (23) foi temático de festa junina. E, claro, Ana Maria Braga, uma vez mais, nos surpreendeu com mais um visual daqueles bem bizarros. Ela surgiu na tela com este figurino aí e rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais. Um monte de gente começou a compará-la à boneca Annabelle, do filme de terror de mesmo nome. Tudo, principalmente, por causa das tranças no cabelo, claro. Compare aí e veja o que acha.

 Ana Maria Braga aparece com visual bizarro e é comparada com boneca Annabelle

Imprimir:

TV

Publicado em 22/06/2015 às 10:00

Tiririca é disparadamente a pior coisa do Pânico

tiririca Tiririca é disparadamente a pior coisa do Pânico

Tiririca no Master Jegue (Foto: Reprodução/Band)

Certamente alguém do Pânico já notou que o quadro "Master Jegue", do Tiririca, é a pior coisa do programa. Disparadamente. O programa tem altos e baixos, algumas coisas bem legais e outras nem tanto, mas Tiririca é uma tragédia completa.

No início deste ano já havia escrito sobre a participação do deputado no Pânico. Vários meses se passaram e a coisa continua exatamente igual: tudo sem graça, piadas tosquíssimas, falta de criatividade e nível baixíssimo. No quadro deste domingo (21), rolaram "piadas" com linguiça, já que o tema ali é uma brincadeira como o MasterChef, também da Band. As tiradinhas de Tiririca só foram descendo a ladeira e não eram suficientes para nem esboçar um riso. Aposto que não há ninguém que sintonize o Pânico para ver o palhaço atuando. Fiz uma rápida busca nas redes sociais e não há um comentário elogioso ao tal quadro.

Em resumo, não dá para entender o motivo de Tiririca ainda estar no ar no programa de Emília Surita. Provavelmente ele tem algum contrato que impossibilita que seja cortado antes do fim da temporada ou algo assim. É um completo desperdício de tempo e dinheiro e não deve gerar nada de audiência. Aliás, pelo contrário, muita gente deve é mudar de canal. E, para piorar, o quadro ainda é longo, o que só faz a tortura aumentar.

Tiririca é um sujeito engraçado, já fez muita gente rir, mas definitivamente não é o cara para estar no Pânico.

Imprimir: