superman1 Afinal, o novo filme do Superman presta?

A estreia no Brasil está bem próxima, é no dia 12 de julho, e é uma das grandes estreias do ano. E o que os fãs podem esperar? É melhor que Superman: O Retorno (de 2006)? Mais do que isso: consegue bater Superman: O Filme (de 1978)? É um bom filme?

Antes de seguir adiante: este texto não é uma resenha completa, é apenas uma primeira impressão. O texto final mesmo virá na semana da estreia.

Vamos por partes. Resposta à primeira pergunta: sim, é muuuuuito melhor que O Retorno, o que não é difícil, já que este longa foi decepcionante em quase todos os sentidos. Supera o filme de 78? Não, nem de longe. É uma boa diversão? Sim, mas com ressalvas.

O que dá para dizer agora é que Henry Cavill funciona muito bem no papel de Superman/Clark Kent, há muitas cenas ótimas e efeitos especiais para ninguém botar defeito. Mas também há muitas derrapadas, que falaremos mais tarde. A grande questão está na direção e partes do roteiro. Como já escrevi aqui, não considero Zack Snyder um grande diretor e acho quase toda sua filmografia muito fraca. Isso, obviamente, se reflete em O Homem de Aço.

E, respondendo à pergunta do título: sim, o filme presta e vale a pena assistir. Mas depois falamos mais.