plagio O Outro Lado do Paraíso é um plágio de O Conde de Monte Cristo?

Clara tem a mesma trajetória do personagem de O Conde de Monte Cristo (Foto: Reprodução/Globo)

Não dá para ignorar esse assunto e já tem um monte de gente comentando isso na internet. Já reparou como a história de Clara (Bianca Bin) lembra a de O Conde de Monte Cristo? O livro, um clássico escrito por Alexandre Dumas entre 1844 e 1846, mostra a história de Edmond Dantès, um marinheiro que sofre uma falsa acusação e acaba sendo preso durante vários anos. Sua prisão fica numa ilha, afastada da civilização e onde ninguém mais tem acesso. Na cadeia, o rapaz conhece um padre que passa a educá-lo, treiná-lo e ainda indica ao marinheiro a localização de uma grande fortuna escondida. Além disso, Edmond pretende se livrar da prisão para colocar em prática sua vingança contra quem acabou com sua vida. Lembrou alguma coisa?

Sim, é exatamente a mesma história de Clara. A personagem tem a mesmíssima trajetória de Edmond. Ela sofre um golpe de sua sogra e é considerada louca. Sendo assim, é encaminhada secretamente a um hospital que fica numa ilha e é completamente inacessível. Ninguém sabe que ela está ali. Durante sua estada na instituição, Clara conhece Beatriz (Nathalia Timberg), que passa também a educar a moça. O objetivo de Clara é se vingar de todos os que a prejudicaram, isso inclui sogra, cunhada, médico e mais algumas pessoas.

Bem, como dá para ver, é impossível negar as semelhanças entre as duas histórias. É impossível Walcyr Carrasco, autor de O Outro Lado do Paraíso, alegar coincidência. O que dá para alegar é que a novela se inspira ou que presta uma homenagem a O Conde de Monte Cristo.

A questão é que o autor, em nenhum momento, credita o clássico da literatura como uma inspiração ou mesmo influência. Nem nos créditos finais há alguma menção ao livro, o que já deixa claro que não existe intenção de tocar nesse assunto.

Do jeito que está, fica parecendo plágio mesmo.

creditoglobo O Outro Lado do Paraíso é um plágio de O Conde de Monte Cristo?

Créditos da novela não citam O Conde de Monte Cristo (Foto: Reprodução/Globo)

http://r7.com/drzK