jennifer Quem é Jennifer Lawrence, a jovem vencedora do Oscar de Melhor Atriz?

Jennifer em Jogos Vorazes

Ok, a moça ganhou a estatueta de Melhor Atriz por seu trabalho em O Lado Bom da Vida. Mas mesmo com o maior prêmio do cinema, dá para dizer que ela ainda não é uma superconhecida do grande público, mesmo tendo sido a protagonista de Jogos Vorazes, em 2012 e indicada a um Oscar em 2011. Apesar da conquista, ela é um rosto ainda novo para muita gente e não está no nível de famosas como Angelina Jolie, Nicole Kidman, Kristen Stewart e outras.

Jennifer, que tem apenas 22 anos, fará 23 em 15 de agosto, tem uma carreira bem construída, com passagens por boas séries de TV e filmes de razoáveis para bons, o que nem sempre é comum. Muita gente, para conseguir um espaço no cinema, se aventura por produções fracas, o que não é o caso da nossa garota aqui.

Sua estreia como atriz aconteceu em 2006 no telefilme Company Town. Ou seja, em apenas seis anos, Jennifer saiu do completo anonimato para receber o Oscar, o que dá para dizer que sua carreira já é um fenômeno recente. Company Town não tem gente famosa no elenco e é possível que tenha sido visto por muito pouca gente. A garota faz o papel de Caitlin, uma participação pequena num longa que mostra como é a vida de agentes do governo em Washington, a capital americana. Quer dizer, nada de muito sensacional.

Depois deste filme, Jennifer começou a se arriscar por séries de TV. Ainda em 2006, fez uma outra aparição pequena, dessa vez no ótimo seriado Monk. Aconteceu no episódio "Mr. Monk and the Big Game". A seguir, em 2007, foi a vez de aparecer na série Arquivo Morto, no episódio "A Dollar Dream". Veio mais um telefilme com Not Another High School Show (2007), paródia a seriados televisivos adolescentes. Na boa série Medium, Jennifer fez duas aparições e com personagens diferentes, uma delas interpretando a jovem Allison, protagonista vivida por Patricia Arquette.

Em 2008, a atriz faz Garden Party, no qual não tem muito destaque e, no mesmo ano, interpreta sua primeira protagonista em The Poker House. Trata-se de um drama escrito e dirigido pela atriz Lori Petty e mostra sua vida quando jovem, cuidando de suas duas irmãs mais novas e tendo de conviver com uma mãe prostituta e viciada em drogas, além de um pai que bate em sua mulher e filhas. Embora o longa não seja sensacional, Jennifer tem uma ótima interpretação para cenas difíceis, como uma de estupro, por exemplo. Já mostrava aqui que daria trabalho no futuro próximo.

A partir daí, a garota passou a fazer parte do elenco de produções melhores como Vidas que se Cruzam (2008), protagoniza Inverno da Alma (2010) e aqui chamou a atenção de verdade com sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Ela também tem bom destaque em Loucamente Apaixonados (2011) e Um Novo Despertar (2011), dirigido por Jodie Foster. Antes de alcançar o estrelado, Jennifer atua em X-Men: Primeira Classe (2011), no papel de Mística e Devil You Know (2012). O grande passo adiante da carreira vem com Jogos Vorazes, série de livros famosos que já chegou a ser chamado de “o novo Crepúsculo”. Aqui, ela vive Katniss Everdeen, protagonista num filme de ação bem recebido pela crítica, com grande bilheteria e que deixou claro que a garota poderia encarar uma missão desse tipo. Também fez o terror meia boca A Última Casa da Rua, do final de 2012.

Daí para frente, é história. Jennifer se tornou muito conhecida e já saltou para O Lado Bom da Vida, drama que protagoniza ao lado de Bradley Cooper, seu mais recente trabalho e que ainda está em cartaz no Brasil (estreou no início de fevereiro). Agora, ela já tem engatilhados alguns grandes filmes para 2013 e 2014. Entre eles estão Serena, drama que se passa durante a depressão americana no qual será protagonista novamente junto de Bradley Cooper. Depois disso, vêm mais dois blockbusters: Jogos Vorazes: Em Chamas, para 2013 e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, para 2014.

Ainda vem muito mais Jennifer por aí.