Jerry Adriani era fã de rock e descobriu Raul Seixas

Jerry Adriani durante show em São Paulo, em 2015 (Foto: Futura Press/Folhapress)

Influenciado por ritmos italianos e muito conhecido por canções românticas, Jerry Adriani era um roqueiro disfarçado. Fã declarado de Elvis Presley, ele gravou em 1990 um disco com músicas interpretadas pelo Rei do Rock vertidas para o português. Mais do que isso, Adriani tem uma outra forte ligação com o rock. Ele pode ser considerado o descobridor de Raul Seixas.

Essa ligação entre os dois cantores aconteceu lá nos anos 60, ainda durante a Jovem Guarda. Em 1967, Jerry foi até a Bahia fazer um show num clube local. Precisando de uma banda de apoio, foi sugerido a ele os The Panthers. O grupo local já havia se chamado Os Panteras e, naquele momento, estava parado. O cantor e principal compositor da banda era Raul Seixas, até então um absoluto desconhecido de todos que pensava seriamente em abandonar a carreira de músico, já que não conseguia sair do lugar.

Com tudo arranjado, o grupo tocou com Jerry Adriani, que adorou a companhia, o que fez até com que The Panthers acompanhasse o carioca numa turnezinha pelo nordeste. Impressionado com a performance e o estilo roqueiro de Raul, Jerry deu uma força para que a gravadora Odeon contratasse a banda, o que realmente aconteceu. Agora com o nome de Raulzito e os Panteras, os músicos se profissionalizaram e foram morar no Rio de Janeiro. Essa primeira incursão de Raul Seixas pela música não deu muito certo, mas abriu as portas para sua carreira solo que viria alguns anos mais tarde.

Além de sua ligação com Elvis Presley e Raul Seixas, Jerry Adriani também ficou um pouco associado ao Legião Urbana. Com um timbre de voz parecido com o de Renato Russo, Adriani gravou, em 1999, um disco juntando canções italianas (coisa que Renato adorava) com outras da famosa banda de rock. Nesse CD você encontra Monte Castello, Angra dos Reis e Andrea Doria, todas compostas por Russo.

Jerry morreu neste domingo (23), vítima de câncer, aos 70 anos.

http://r7.com/0xiy