captain Marvel transforma Capitão América em vilão e comete seu maior erro

A versão vilanesca do Capitão América

Quem lê quadrinhos sabe bem que as editoras adoram criar factoides que chamem a atenção do público. Geralmente isso surge na forma de morte de heróis, eventos dramáticos que são revertidos meses ou alguns anos depois, quando eles inevitavelmente voltam à vida. O mais novo caso nesse sentido é que a Marvel revelou que o Capitão América é um vilão. E mais: que ele SEMPRE foi um vilão.

Essa história toda começou há alguns meses, em Captain America #1, relançamento da HQ do herói nos EUA, onde os leitores ficaram sabendo que o herói que todos conhecem era um agente da Hydra, organização criminosa do universo Marvel. A revelação já foi chocante e os editores deram mais detalhes. Disseram que aquele ali era mesmo Steve Rogers e não um clone ou alguém se passando por ele. Além disso, não se tratava de realidade alternativa, viagem no tempo ou coisas assim. Rogers sempre, desde muito jovem, foi um integrante da Hydra.

A história é um pouco complicada e tem envolvimento do Caveira Vermelha, do Cubo Cósmico, implantes de memórias falsas e coisas do tipo. Mas o fato é que a Marvel sustenta que o Capitão é mesmo um agente do mal infiltrado no mundo dos super-heróis. O que isso significa na prática? Que tudo o que você conhece e leu sobre o personagem é falso. Que todas as suas realizações, das mais importantes às mais simples, têm ligação com a Hydra.

Nesta semana a editora voltou a afirmar que é isso aí mesmo, o que revoltou os leitores. A confirmação — e mais detalhes — surgiram nesta semana em Secret Empire #0, o que deixou muita gente revoltada. A explicação, em linhas gerais, é que o Capitão heróico e integrante dos Vingadores, era um cara atuando com implantes de memória, o que escondia seu "eu" original. Na verdade, os Aliados, que perderam a Segunda Guerra para a Alemanha, usaram o Cubo Cósmico (Kobik) para transformar a realidade e dar a vitória para Estados Unidos e companhia. Agora, o que está acontecendo é que também com o Cubo, a realidade está voltando ao que era para ser. Desse jeito, o mundo vive agora sob o fato de que os Nazistas saíram vencedores.

O que impressiona muito nisso tudo, é que a Marvel está desenvolvendo uma história que nega tudo o que o Capitão América foi e é. Ela joga na lata de lixo toda a trajetória de um de seus principais personagens, o que é bem complicado para quem lê suas HQs. Isso tudo pode resultar numa boa história em quadrinhos? Sem dúvida que sim, mas subverte o que todos pensam sobre um dos mais famosos super-heróis da cultura pop.

Se a Marvel vai mudar isso dentro de algum tempo, restaurando o status de herói do Capitão, é uma coisa que teremos de esperar para ver. Mas terá de ser algo muito bem contado e explicado.

http://r7.com/HlpF