Brasil é campeão da Copa do Mundo de… cerveja

cerveja Brasil é campeão da Copa do Mundo de... cerveja

Atenção, produção do evento World Beer Awards: Se quiserem me convidar para a próxima edição, estamos aí

Nossos craques fizeram feio na última Copa do Mundo de futebol, mas pelo menos nossa seleção de mestres-cervejeiros vai muito bem, obrigado. Há alguns dias a Ambev levou o título de cervejaria mais premiada do mundo no World Beer Awards, uma espécie de Copa do Mundo das cervejas realizada na Inglaterra: foram 25 troféus, cinco a mais do que no evento de 2016.

As cervejas premiadas na degustação às cegas foram da Bohemia, Wäls e Colorado, essas duas últimas cervejas artesanais - um segmento que a Ambev passou a investir pesado em 2015, comprando várias marcas. O que levou as cervejas brasileiras a ganhar o prêmio inglês? Criatividade. Com receitas originais e ingredientes diferentes (graviola, trigo, milho, entre outros), a Ambev levou a melhor entre as cervejarias de 35 países. Depois do futebol-arte, podemos dizer que somos o país da cerveja-arte.

Quando vi a notícia sobre esse título brasileiro, me veio à cabeça a variedade de cervejas que temos à disposição hoje em dia. Até há algum tempo, você chegava no bar e pedia uma cerveja. Quando o garçom perguntava 'qual?', invariavelmente a resposta era sempre a mesma: "a mais gelada". Hoje há dezenas de respostas possíveis, a maioria delas sem qualquer relação com a temperatura da bebida.

Pensei então que, como a diversidade está na moda, podemos aplicá-la também à cerveja. Muita gente conhece harmonização de vinho com comida, mas também é possível – e delicioso – harmonizar a comida com a cerveja. Como cada situação pede um tipo de cerveja, segue aqui algumas sugestões de harmonização:

Feijoada

Feijoada com cerveja é quase pleonasmo: existem poucas coisas tão brasileiras. A pedida natural seria uma cerveja Pilsen, mas há opções que também combinam muito e vai deixar a feijoada diferente: a Colorado tem uma linha com ingredientes bem originais, como os rótulos Murica (com graviola), Eugênia (com uvaia) e Nassau (com caju).

Churrasco

Churrasco e cerveja combinam mais do que arroz e feijão. Aqui também é mais comum curtir uma Pilsen,  bem gelada, mas quem preferir um sabor mais encorpado pode experimentar rótulos como Aura Lager e 838 Pale Ale, ambos da Bohemia. As duas possuem em sua composição maltes caramelados e lúpulos que acrescentam o amargor necessário para equilibrar uma bela picanha.

Hambúrguer

Uma das muitas coisas fantásticas a respeito da cerveja é a flexibilidade das suas regras de harmonização. Você pode casar sabores semelhantes ou sabores completamente opostos. Pode também basear a combinação no equilíbrio da intensidade dos sabores. Alguns pares, entretanto, existem porque são tradicionais – e nenhum sommelier vai dizer que estão errados. Ostras com stout, por exemplo, é uma dupla apreciada há muito tempo nas ilhas britânicas. É a lógica da cerveja local: você chega em um país e procura seguir os hábitos dos nativos. Hambúrguer é uma comida que define com perfeição o estilo de vida americano. Então, por que não escolher uma cerveja americana para acompanhar? Vá de Goose Island (tanto a IPA quanto a Honkers Ale caem muito bem) ou, para ser ainda mais clássico, de Budweiser.

Encontro romântico

Sair com quem a gente ama, luz baixa, um jazzinho rolando... Muita gente gosta de celebrar uma ocasião assim com champagne, mas há uma boa opção para quem prefere cerveja: a bière brut, estilo feito à imagem e semelhança do champanhe. Refermentada na garrafa e maturada em adega, ela possui sabor delicado e até a perlage – aquelas bolhinhas finas – característica dos melhores vinhos espumantes. Uma sugestão: a Wäls Brut, produzida aqui no Brasil.

Piquenique

Estique a toalha, tire o sapato e pise na grama: nada melhor para um piquenique do que uma cerveja leve e fresca. Quando o sol voltar, convide aquela pessoa especial para um piquenique e abra uma witbier. Seus aromas vegetais – de frutas cítricos e especiarias – combinam perfeitamente com uma tarde ensolarada. Abra uma Hoegaarden - sua única preocupação será evitar as formigas.

Ocasião formal

Pedido de casamento, primeiro encontro com os sogros, fechamento de um negócio importante... Nada como quebrar o gelo com uma cerveja à altura da ocasião. A Bohemia Reserva, uma barley wine densa e encorpada, já impressiona com seu estojo de madeira e a garrafa numerada. Depois de alguns goles, você terá a certeza de que tudo vai dar certo.

Posts Relacionados

Comente

"Brasil é campeão da Copa do Mundo de… cerveja"

21 de August de 2017 às 11:13 - Postado por fmachado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.