Larry Rohter, jornalista americano que estuda o Brasil há 40 anos, acaba de lançar Brasil em Alta – A História de Um País Transformado.

Dividido em dez tópicos e dez páginas sobre o governo Dilma, a obra de Rohter é um estudo aprofundando sobre a cultura sócio-política-econômica do Brasil, desde sua descoberta até os dias de hoje.

Rohter ficou bastante conhecido no Brasil após a polêmica que envolveu seu nome e o do ex-presidente Lula, após o jornalista dizer em um artigo que o então presidente exagerava no consumo de bebidas alcoólicas. Incomodado com o comentário, Lula quis forçar a saída do jornalista do país, mas a Justiça brasileira não achou correto expulsar o americano pelo comentário pessoal.

Além de ser uma um estudo apurado, o livro o é interessante sob o ponto de vista externo, já que foi escrito por um americano, cujo país, hoje, enfrenta crises das quais ele fala sobre o Brasil. Explica coisas curiosas, que nem todo mundo sabe, como fato de o Brasil ter idealizado o etanol como combustível a partir da Guerra do Yom Kippur, em 1973, quando eclodiu de forma mais explícita o problema dos poderes do petróleo.

Nas dez páginas que dedica à presidente Dilma, Rohter elogia a governante e sua forma de gestão.

Leia trecho:

“Durante seu primeiro ano no Palácio do Planalto, Dilma mostrou ser uma pragmática de carteirinha. Diante do perigo de uma economia superaquecida e das pressões inflacionárias acumuladas, ela não hesitou em tomar medidas para desacelerar o crescimento, limitando, por exemplo, o aumento do salário mínimo e restringindo os gastos governamentais – mesmo que isso desagradasse a gente de seu próprio partido.”

brasil4501 Jornalista americano lança livro sobre o Brasil

Brasil em Alta – A História de Um País Transformado

392 páginas

R$ 39,90

Geração Editorial

(Indicado por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7)

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com