Um mergulho nas histórias do Brasil: mares de lama, vassouras e escândalos. A corrupção em suas entranhas antigas e atuais.

Conhece o Ministério do Jogo do Bicho? E aquela famosa caixinha, dinheiro público entrando em bolsos privados? E o mensalinho da polícia?

Para tratar do tema espinhoso, o jornalista e historiador Marco Morel utiliza no livro Corrupção, Mostra a Sua Cara a velha arte brasileira: rir para não chorar. E ainda consola, mostrando que nem tudo está perdido ao dedicar o último capítulo a heróis: os incorruptíveis.  Sim, eles existem.

Mesmo tendo a chance de se beneficiarem, alguns brasileiros ainda nos surpreendem e revelam que honestidade é possível em um país que precisa mudar.

Desde 1500 a corrupção é um personagem ativo em nossa história, quase um protagonista. Foi na gestão de Tomé de Souza (1549-1553) que ficou conhecido o “governo da boquinha”, presenta até hoje em nossa política, seja nos pequenos municípios ou em nível federal.

Mais que informativo, o livro é um delicioso informante, um contador de histórias pitorescas de corrupção e de manobras por baixo do pano.

Muito gostoso de ler.

cara450 Livro conta principais casos da corrupção no Brasil

Corrupção, Mostra a Sua Cara

204 páginas

R$ 39,90

Editora Casa da Palavra

(indicado por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7)