Apaixonada por história e em especial por temas ligados ao judaísmo, a jornalista Luize Valente codirigiu, com Elaine Eiger, os documentários (Leia mais)

...Caminhos da Memória - A Trajetória dos Judeus em Portugal (2002) e A Estrela Oculta do Sertão (2005). Agora Luize retorna ao tema das raízes judaicas do Brasil em sua estreia na literatura de ficção.

No romance O Segredo do Oratório, a autora tece a história da jovem médica paraibana Ioná, que se descobre descendente de cristãos-novos, em busca de suas raízes familiares e de sua própria identidade. Uma jornada que começa no Sertão nordestino, passa por São Paulo e chega a Nova York, onde a primeira comunidade judaica foi fundada por conversos vindos do Brasil.

A trajetória de Ioná é marcada por revelações e encontros que vão mudar sua vida a partir do momento em que ela descobre um segredo guardado há mais de dez gerações. Um crucial e inédito retrato do Brasil, que combina elementos históricos, uma narrativa ágil e reveladora e uma grande história de amor.

jud450 Romance traz à tona raízes judaicas do Brasil

O Segredo do Oratório

320 páginas

R$ 39,90

Editora Record

Lançamento: 27 de setembro, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional

(Indicado por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7)