Em dois livros, o historiador Timothy Snyder desmembra toda a problemática do Leste Europeu no século 20, com Hitler e Stálin.

O Príncipe Vermelho mostra um personagem que personifica as violentas rebeliões da primeira metade do século 20, quando o domínio imperial deu lugar à nova política do nacionalismo.

O livro conta a história do príncipe Wilhelm von Habsburgo, que cresceu na corte imperial, lutou ao lado de camponeses, opôs-se a Hitler, espionou contra Stálin e viveu um exílio mundano em Paris.

Os cenários do livro, capitais da Europa e os campos de batalha sangrentos, os resorts de esqui extravagantes e as sufocantes celas de prisão, despertam ainda mais o leitor. O príncipe vermelho usou o uniforme de um oficial austríaco, as roupas de gala de um arquiduque, o terno simples de um exilado parisiense, o colar da Ordem do Tosão de Ouro, e, de vez em quando, um vestido. Sabia manejar o sabre, as pistolas, um leme e um taco de golfe; relacionava-se com mulheres por necessidade e com homens, por prazer.

Em Terras de Sangue, Snyder exibe uma investigação inovadora e bem fundamentada sobre os locais onde milhões de europeus foram mortos, explicando os objetivos e os métodos de Stalin e Hitler.

Snyder mostra com precisão como os regimes nazista e soviético exterminaram 14 milhões de pessoas entre Berlim e Moscou.

No fim da guerra, as terras banhadas de sangue - Polônia, Bielorrússia, Ucrânia, Países Bálticos e as margens ocidentais da Rússia - se esconderam por trás de uma cortina de ferro, ocultando parte da história.

(indicados por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7)

bured450 Livros revelam conturbada história do Leste Europeu

 

O Príncipe Vermelho

406 páginas

R$ 49,90

 

buterras450 Livros revelam conturbada história do Leste Europeu

Terras de Sangue

616 páginas

R$ 64,90

Editora Record