“Um muro sempre foi o melhor lugar para divulgar seu trabalho.

As pessoas que mandam nas cidades não entendem o grafite porque acham que nada tem o direito de existir se não gerar lucro, o que torna a opinião delas desprezível.

Essas pessoas dizem que o grafite assusta o público e é um símbolo do declínio da sociedade. O perigo, porém, só existe na cabeça de três tipos de indivíduos: políticos, publicitários e grafiteiros.” (Banksy)

Ninguém sabe quem é Banksy, o artista do estêncil e do spray que tem deixado a marca de sua irreverência em paredes de cidades do mundo inteiro.

Sabe-se apenas que teria nascido em Bristol, no sul da Inglaterra, onde iniciou suas atividades.

A obra de Banksy é inconfundível: ratos de guarda-chuva, macacos ameaçando dominar o mundo, inusitados sinais de trânsito e comentários mordazes sobre a sociedade contemporânea, o consumismo, as guerras e o conformismo.

Sua arte em grafite ganhou fãs em toda parte, é amplamente reproduzida pela internet e já foi vendida por mais de 50 mil libras (R$ 163,2 mil, aproximadamente) em leilões.

Guerra e Spray reúne o melhor de seus trabalhos e expõe alguns de seus pensamentos nas palavras do próprio Banksy. Além das obras criadas para as ruas, o livro inclui também intervenções que o artista fez em locais privados, como museus de Nova York e o zoológico de Barcelona (Espanha).

Excelente para ter em casa. Sensacional para dar de presente.

(Indicado por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7, @ligiakas)

guerra spray bansky450 Genial, livro de grafites traz obras de Banksy

Guerra e Spray

240 páginas

R$ 49,90

Editora Intrínseca