Muitos livros já trataram sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Mas a obra de um volume de Max Hastings é obrigatória para os que gostam de história de forma bem contada.

Este é um estudo do maior e mais terrível acontecimento da história, que teve impacto sobre centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, desde soldados, marinheiros e pilotos até donas de casa inglesas, camponeses indianos, assassinos das SS e moradores de Leningrado, à época sitiada.

Resultado de 35 anos de pesquisa sobre a Segunda Guerra Mundial, Inferno descreve o curso dos acontecimentos durante o conflito, mas se concentra com sensibilidade em torno da experiência humana, que varia imensamente de campanha para campanha, de continente para continente.

Hastings traça um vasto painel da guerra em todas as linhas de frente, com seus momentos decisivos, a partir da agonia da Polônia durante a invasão nazista em setembro de 1939 até os horrores das campanhas na Itália e no Pacífico, os combates no deserto e também a agonia do povo indiano em 1943, quando 1 milhão de pessoas morreram devido à negligência do governo britânico.

Algumas das análises apresentadas nesta obra são surpreendentes. O autor afirma, por exemplo, que, enquanto o Exército de Hitler lutava com eficácia arrasadora, o esforço de guerra alemão foi conduzido com assombrosa incompetência.

Também sugere que a contribuição industrial dos Estados Unidos foi muito mais significativa para a vitória dos Aliados do que a participação de seu Exército.

Para quem gosta de história e leitura, a obra é imperdível. Ademais, é escrita com exímio conhecimento por  Hastings, experiente correspondente de guerra.

 (Indicado por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7, @ligiakas)

inferno o mundo em guerra max hastings450 Autor esmiúça Segunda Guerra em livro único

 

Inferno – O Mundo em Guerra 1939-1945

816 páginasR$ 59,90 (versão impressa)

R$ 39,90 (versão e-book)

Editora Intrínseca