Este livro é pertinente em qualquer tempo, não só pela  literatura, mas pelo fato de  israelenses e palestinos estarem sempre em pauta e sempre em conflito.Uma Garrafa no Mar de Gaza, de Valérie Zenatti – francesa que passou a adolescência em Israel -, é incrivelmente interessante.

Apesar de trazer à tona consequências da violência promovida por ambos os lados, o mote do livro é outro: mostrar que israelenses são mais que soldados, apesar de meninos e meninas não terem opção de dizer não ao serviço militar, e que palestinos são mais que um povo formado por homens-bomba, embora a pecha seja explorada (nos vários sentidos da palavra).

Tal é uma israelense que vê o pai morrer em uma explosão. Gazaman é um palestino que vive a falta de liberdade impetrada em seu Estado. Ambos sofreram perdas, resultado dos confrontos. Nem um nem outro concordam com isso.

Triste com sua condição, Tal escreve uma carta e pede ao irmão, militar atuante na região de Gaza, que a lance ao mar. Ela espera que uma jovem como ela encontre a garrafa portadora da mensagem. Mas quem a encontra é Gazaman, um jovem de 17 anos, assim como ela.

A partir daí, começa uma troca de e-mails e o nascimento de uma sincera amizade. Eles conversam sobre tudo: namoro, TV, música, internet, política, vontades e descobrem muito um sobre o outro e sobre a vida diferente que levam.

O livro de Valérie é uma ótima opção para qualquer público, mas funciona como um aprendizado àqueles que conhecem os dois povos apenas por meio da imprensa. Ela dá a chance de enxergarmos que as sociedades existentes por trás das respectivas bandeiras são iguais a qualquer outra.

Vale demais a leitura, para jovens e adultos. Bem escrita, atual e realista.

(Indicado por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7, @ligiakas)

uma garrafa no mar de gaza valerie zenatti450 Ficção perpassa pela questão israelo palestina

 Uma Garrafa no Mar de Gaza

128 páginas

R$ 24,90

Editora Seguinte

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com