Seymour é um adolescente tímido e impopular de uma pequena escola de Manhattan. A sua rotina pacata, entretanto, muda drasticamente com a chegada de um novo aluno, (Leia mais)

... Elliot Allagash, que lhe faz uma proposta pra lá de tentadora: torná-lo o aluno mais popular do colégio.

Sua exigência? Obediência. Por que razão? Oras, diversão! – algo banal à primeira vista, mas suficiente para quem já tem tudo o que o dinheiro pode comprar. A partir daí tem início a amizade atípica que conduz a narrativa de Elliot Allagash – Diário de Um Ex-Perdedor, obra de estreia do jovem autor norte-americano Simon Rich, de 27 anos.

Sem nada a perder, Seymour aceita o acordo e logo vê sua popularidade crescer rapidamente com a ajuda do novo aliado (igualmente solitário, mas blindado pele escudo da indiferença), cujos planos mirabolantes o fazem entrar no time de basquete do colégio, ser eleito presidente de classe e gabaritar provas sem ao menos estudar.

É claro que, a certa altura, Seymour descobre que não existe almoço grátis e, embora esteja na posição que tanto idealizara quando era apenas um nerd vítima de bullying, percebe que a sua fama ilusória acaba se tornando um fardo que ele parece cada vez menos disposto a carregar.

Embora muitos dos clichês do gênero estejam presentes – o esportista temido, a garota inacessível e os pais alienados, por exemplo –, o livro compensa com uma narrativa ágil e envolvente, boas sacadas, diálogos fluídos, personagens bem caracterizados e diversas referências facilmente identificadas pela geração Y que aproximam o leitor da trama.

Um de seus principais méritos, contudo, é a abordagem equilibrada e oportuna sobre temas atuais como o bullying (quem já temeu que um apelido indesejado se espalhasse pela boca de um inimigo popular?) e, recentemente em discussão, a linha cada vez mais tênue que separa aquilo que o dinheiro pode ou não comprar. Não por acaso, a obra já está sendo adaptada para os cinemas pelas mãos de Jason Reitman, diretor de filmes como Juno e Amor sem Escalas.

(Indicado por Luiz Betti, repórter do R7)

elliot allagash diario de um perdedor450 Livro explora o preço pago pela popularidade

Elliot Allagash – Diário de Um Ex-Perdedor
224 páginas
R$ 29,90
Editora Planeta

Você já leu esse livro? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe a sua opinião conosco. Boa leitura!