No começo dos anos 60, as irmãs Cybele, Cylene, Cynara e Cyva formaram o Quarteto em Cy. Apadrinhadas por nada menos do que o mestre Vinícius de Moraes, o grupo vocal saiu da Bahia para se tornar (Leia mais) 

...parte da história musical do mundo.

Sim, do mundo. Afinal de contas, durante todos esses anos, elas registraram sucessos em carreira solo ou servindo de coro para a nata da MPB e até protagonizaram uma carreira internacional cantando em inglês, sob o pseudônimo de The Girls From Bahia.

Para saber mais sobre esse fenômeno, vale (muito) uma lida em As Meninas do Cy, da jornalista Inahiá Castro. A biografia traça um perfil emocionante da família musical, por meio de entrevistas com as cantoras, músicos e amigos que vivenciaram o som único do quarteto.

Além disso, merece destaque as belas fotos das meninas posando com personalidades como Chico Buarque, Tom Jobim, Roberto Menescal e até com então presidente Juscelino Kubischeck.

Apesar do atraso do Brasil possuir um documento importante como esse, a série Aplauso consegue, enfim, prestar mais um serviço para memória musical do País.

(Indicado por Daniel Vaughan, repórter do R7)

as meninas do cy450 Livro resgata importância do grupo Quarteto em Cy

As Meninas do Cy: Vida e Música do Quarteto em Cy (Coleção Aplauso Música)

 246 páginas

R$ 30

Editora Imprensa Oficial de São Paulo