Uma gravidez inesperada, a preocupação com os estudos e um futuro melhor, conseguir dinheiro para pagar as contas são dilemas cotidianos das jovens (Leia mais)

...Aya, Adjoua e Bintou em Abdijan, capital da Costa do Marfim no final da década de 70.

As personagens foram inspiradas na experiência da autora Marguerite Abouet, nascida em Abdjian e moradora de Yopougon, bairro de classe média da capital. Com 12 anos, a escritora foi enviada pelos pais para morar com um tio-avô em Paris e estudar na capital francesa.

O segundo livro da série Aya de Yopougon: As Aventuras de Três Jovens Amigas na Costa do Marfim começa com o nascimento do bebê de Adjoua e o fim do seu casamento com o filho de Sissoko, dono de uma importante fábrica de cerveja.

Sem conseguir conquistar o filho rico do empresário da cidade, Bintou agora está apaixonada por um parisiense que promete levá-la para a Europa. Enquanto isso, Adjoua vende clacsos no mercado da cidade, uma espécie de bolinho de banana tradicional, para sustentar a criança. Aya se divide entre os estudos e ajuda a tomar conta do pequeno.

Ao mesmo tempo em que o leitor se identifica com situações vividas pelas personagens, o uso de expressões e uma ilustração detalhista nos fazem mergulhar em hábitos e cultura da região.

A riqueza dos traços do desenhista Clément Oubrerie, desde as características roupas estampadas às expressões faciais e situações criadas por Marguerite, dão a sensação de que fomos transportados para o mesmo tempo e espaço em que ocorre a história.

Ao final do livro, há um pequeno glossário de expressões que explicam um pouco das tradições do país. Uma delas é levar o ditado “Quando um bebê está na barriga ele pertence à mãe. Depois que nasce, ele pertence a todo mundo”-  ou seja, todos ajudam na criação.

A opção da escritora por se restringir a um bairro da capital marfinense, enquanto estamos acostumados a falar de África como uma coisa só, nos força a desconstruir imagens preconcebidas do que seria o continente selvagem e faminto.

A série está dívida em seis partes, duas delas já lançadas pela Editora LP&M no Brasil. Em 2013, as aventuras das três amigas estarão nas telas do cinema.

(Indicado por Juliana Passos, repórter do R7)

aya de yopougon450 HQ traz aventuras de três jovens da Costa do Marfim

 

Aya de Yopougon 2: As Aventuras de Três Amigas da Costa do Marfim

121 páginas

R$ 42,00

Editora L&PM