Não é à toa que O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, está há mais de 20 semanas entre os livros mais vendidos na lista do jornal norte-americano New York Times.

Ele fala de mudança, transformação e conquistas. Sabe aqueles desejos todos que fazemos na virada do ano? Então, quase tudo é possível de se conseguir, mas é preciso disposição para a reviravolta. Não se trata de um livro de autoajuda com conselhos óbvios e que não funcionam como passe de mágica. É uma obra com conclusões científicas, que expõe como a mudança de hábitos pode ser benéfica e efetiva para qualquer pessoa.

Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela – ou seja, seus hábitos – foram modificados de maneira fundamental para que todas essas mudanças acontecessem.

Duhigg traduz para leigos o que leu em centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com cientistas e executivos e pesquisas com empresas. O autor apresenta um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.

Charles Duhigg é repórter investigativo do New York Times. Foi autor e colaborador do Golden Opportunities (2007), uma série de artigos que examinavam como empresas estão tentando se aproveitar de americanos em idade avançada, The Reckoning (2008), que estudava as causas e consequências da crise financeira, e Toxic Waters (2009), sobre o agravamento da poluição da água nos EUA e a reação dos órgãos reguladores.

(Indicado por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7, @ligiakas)

o poder do habito charles duhigg4501 Parar de fumar e passar a correr. Livro mostra como

 

O Poder do Hábito

407 páginas

R$ 39,90

Editora Objetiva