Em O Menino Negro, de Camara Laye, a África é retratada pela voz de um menino, que narra sua infância e adolescência como a de um garoto comum mas, ao mesmo tempo, muito diferente. É uma verdadeira aula.
Como todos nós, ele se diverte no quintal de casa, vai à escola, brinca e briga com os amigos.
No entanto, ele também vivencia um dia a dia totalmente distinto: teme e respeita as cobras que insistem em compartilhar o terreno de seus pais, passa por um ritual coletivo de circuncisão aprendendo a lidar com seu corpo, estuda numa escola corânica e recebe uma formação muçulmana a 600 km de sua terra natal.
Seu destino final é Paris, cidade iluminada que o converte em escritor.
O livro que o leitor tem nas mãos traz o ambiente único da Alta Guiné, mas é também uma homenagem a um continente por muito tempo esquecido.
São muitas as Áfricas que hoje começamos a conhecer, e esta, contada com tanta sensibilidade por Camara, é daquelas que ficam na cabeça da gente pra sempre.
(Indicado por Ligia Braslauskas, gerente de jornalismo do R7, @ligiakas)
O Menino Negro
160 páginas
R$ 26,90
Selo Seguinte (Companhia das Letras)




















