Às vésperas do último Rock in Rio, em 2011, a cronista Martha Medeiros resolveu escrever em seu blog a experiência que teve na primeira edição do festival, na metade dos anos 80.

O sucesso do relato foi tanto que, em seguida, ela postou sobre a primeira viagem à Europa, feita aos 24 anos da maneira clássica: mochila nas costas e trocados no bolso.

Pouco depois o blog acabou, mas a ideia de narrar histórias continuou e deu origem ao livro Um Lugar na Janela – Relatos de Viagem. Nele, a escritora usa a mesma linguagem intimista que a consagrou para narrar algumas de suas experiências pelo mundo.

Contudo, não espere encontrar histórias mirabolantes, jornadas espirituais, exotismo caricato ou aventuras transgressoras. Guia turístico? Nem pensar. Já nas primeiras páginas, Martha adianta que a obra é um “resgate despretensioso” de viagens realizadas em momentos diversos de sua vida.

A partir daí, a autora vai contando de forma leve e descontraída situações que, embora por ela vividas, poderiam muito bem acontecer com qualquer viajante, seja ele novato ou carimbado. Difícil é não se identificar com alguma das passagens.

Num dos trechos mais divertidos, ela se imagina no filme O Show de Truman diante da perfeição paradisíaca do Havaí. Em outros, deixa o politicamente correto de lado ao narrar o seu entusiasmo durante uma tourada madrilena — e o enfado diante do musical britânico Cats.

Ao longo dos relatos, Martha não deixa a nostalgia pesar sobre os textos em momento algum, como poderia eventualmente ocorrer. E se no início da obra ela introduz o leitor à narrativa com boas reflexões sobre o ato de viajar, na parte final aparecem dicas interessantes sobre as diferentes formas de embarcar.

Um ponto negativo é a falta de imagens para ilustrar as viagens narradas em palavras. Quem sabe elas não aparecem na segunda parte do livro, sinalizada a certa altura pela autora. Nada que comprometa, é claro, o conjunto da obra, indicada sobretudo àqueles que gostam de cair na estrada.

(Indicado por Luiz Betti, repórter do R7) 

um lugar na janela relatos de viagem martha medeiros450 Escritora divide aventuras de viagens com leitor

Um Lugar na Janela – Relatos de Viagem (Martha Medeiros)

192 páginas

R$ 32

Editora L&PM

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • del.icio.us
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google Bookmarks
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com