teatro libras Surdos ganham língua de sinais nos teatros

Os Suburbanos inaugura a transmissão em libras de peças nesta quinta (5) - Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

Teatro tem de ser para todos.

Foi pensando nesta ideia que o Grupo Tom Brasil resolveu implantar nos espetáculos teatrais em suas casas, Vivo Rio, no Rio, e HSBC Brasil, em São Paulo, a transmissão simultânea de tradução para libras, a língua brasileira de sinais.

Público ávido por “ouvir” as peças por meio da gesticulação não falta. O Censo de 2010 contou mais de 9,7 milhões de brasileiros com deficiência auditiva.

A novidade começa já nesta quinta (5), no espetáculo Os Suburbanos, no Vivo Rio, com Rodrigo Sant’anna e Talita Carauta.

Cinquenta surdos do Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio) foram convidados especialmente para o lançamento da novidade e marcarão lugar na plateia.

O mesmo acontecerá com outras duas peças que serão apresentadas, na sequência, em São Paulo, no HSBC Brasil: Comício Gargalhada, no dia 20 deste mês, com Rodrigo Sant’anna, e Nóis na Fita, nos dias 21 e 22 de agosto, com Marcius Melhem e Leandro Hassum.

A transmissão em libras será feita em um telão, pelas intérpretes Rafaella Sessenta e Monica Souza, da Arte Libras.

O que você achou da iniciativa de ter linguagem de sinais no teatro?

  • Ótima. Outros teatros deveriam implantar também!
  • Não gostei.

Véspera tem filosofia de botequim em meio ao caos

Descubra agora o segredo de cada miss

Viva Zélia Gattai!

O Retrato do Bob: o charme de Giordano Castro

Conheça a musa e o muso do teatro de junho

Coluna do Miguel Arcanjo nº 182: A cartinha da Zizi

Veja dicas da Agenda Cultural do Record News SP e programe o seu fim de semana

Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
2 Comentários

"Surdos ganham língua de sinais nos teatros"

3 de July de 2012 às 17:37 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • Miguel Pandolfi
    - 03/07/2012 - 22:57

    "O Censo de 2010 contou mais de 9,7 milhões de brasileiros com deficiência auditiva.", senhores políticos, já passou da hora de enxergarem estes eleitores; obriguem as tv's por assinatura a colocarem suas programações em dual (Legendada e Dublada)para que haja uma VERDADEIRA inclusão.

    Responder
  • Miguel Pandolfi
    - 03/07/2012 - 22:55

    Oi Miguel, veja que disparate, nos teatros acontece essa iniciativa FANTÁSTICA!, já nas tv's por assinatura estão num processo de colocar toda a programação dublada (sem a opção da legendagem)...Viva o Brasil!!! Abraços

    Responder
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com