Por Miguel Arcanjo Prado
Foto de Bob Sousa

Edgar Morin Foto Bob Sousa O Retrato do Bob: Edgar Morin, o gênio francês da comunicação de massaO filósofo e sociólogo francês Edgar Morin, que completou 91 anos neste domingo (8) e é uma espécie de papa dos estudos da comunicação de massa, recebeu o blog Atores & Bastidores do R7, com exclusividade, durante sua rápida passagem por São Paulo, na última semana.

Ele posou para Bob Sousa em seu camarim, minutos antes de proferir a palestra Consciência Mundial: Por um Conceito de Desenvolvimento para o Século 21, na última terça, (3), no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, na capital paulista.

Enquanto Morin posava compenetrado no camarim, sob o olhar atento do amigo e diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, o blog quis saber do mestre o que ele mais gosta no Brasil.

A resposta foi de uma simplicidade digna de gênio.

— Eu amo a gente, a cultura, a paisagem. Enfim, eu amo tudo no Brasil.

Miranda aproveitou a deixa para elogiar Morin, antes de revelar que o Sesc vai lançar os três volumes do diário do pensador ainda este ano.

— Ele se tornou uma pessoa muito querida do Sesc, pois teve participações em momentos importantes de nossa história. Não imaginava que a repercussão dessa palestra dele aqui seria tão grande, com teatro lotado, gente nas escadas e na quadra, vendo pelo telão.

Em sua palestra, Morin recuperou o filósofo Kant e suas perguntas acerca do conhecimento humano (O que eu posso saber? Em que posso acreditar? O que posso esperar? E o que posso fazer?), para falar do paradoxo que vivemos hoje, na era da comunicação veloz.

— Quanto maior a quantidade de saber que temos mais estamos desarmados para enfrentar nossas vidas. Vivemos o tempo do saber fragmentado e disperso. No fundo não sabemos nada, porque tudo está misturado porque não sabemos interligar. Todas as crenças, como o comunismo e até o neoliberalismo, desmoronaram. É preciso reconstruir um conhecimento que seja pertinente.

É bom prestar atenção. Afinal, são palavras de Morin.

SP Escola de Teatro apresenta novidades no palco

O Canto de Gregório coloca o homem em xeque

Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Malu Mader aplaude amiga Maria Luisa Mendonça

Nando Viana mostra stand-up gaúcho em São Paulo

Saiba quem já concorre ao Prêmio Shell no Rio e SP

Em mês olímpico, atores correm 42 km no palco

Surdos ganham linguagem de sinais nos teatros

Véspera tem filosofia de botequim em meio ao caos

Descubra agora o segredo de cada miss

Viva Zélia Gattai!

O Retrato do Bob: o charme de Giordano Castro

Conheça a musa e o muso do teatro de junho

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"O Retrato do Bob: Edgar Morin, o gênio francês da comunicação de massa"

9 de July de 2012 às 17:26 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com