bandeira de retalhos Sérgio Ricardo assina musical do Nós do Morro

Bandeira de Retalhos, de Sérgio Ricardo, narra resistência popular no Vidigal – Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

Sabe o Sérgio Ricardo, o que quebrou o violão diante das vaias no Festival da Record de 1967 e compôs o clássico samba Esse Mundo É Meu, cantado por Nara e Elis? Pois é, tal qual Chico Buarque, o cantor e compositor também escreveu um musical à esquerda, no fim dos anos 1970: Bandeira de Retalhos.

O texto e as canções ficaram anos na gaveta e agora ganham montagem com os meninos do Nós do Morro, o grupo de teatro carioca do Vidigal. Sérgio também é responsável pela direção musical da obra.

Com amor, corrupção e bandidagem como pano de fundo, a encenação conta a história de resistência dos moradores da comunidade carioca contra a retirada de seus barracos do local.

A luta aconteceu realmente e foi vencida pelos moradores em 1979. História esta que ganha vida no palco com 21 atores, muitos descendentes diretos dos lutadores daqueles tempos.

Guti Fraga e Fátima Guedes assinam a direção do musical, que tem 13 canções assinadas por Sérgio Ricardo.

Guti guarda lembranças antigas do bairro, já que se mudou para o local no começo dos anos 1970, época em que Sérgio Ricardo também resolveu viver no morro, até então fora do domínio do tráfico e apenas um lugar de gente humilde.

Eles não foram os únicos artistas a se embrenhar na ladeira do Tambá, naquela época de contracultura. Gal Costa, Lima Duarte e Cazuza também passaram temporadas no local.

Diante da proximidade, os artistas se envolveram com a luta e a história daquele povo. O de Guti foi tão forte que ela nunca arredou pé de lá e fundou, em 1986, o Nós do Morro, com o qual conta agora no palco aqueles tempos de brava resistência.

Bandeira de Retalhos
Quando: Sexta e sábado, às 21h; domingo, às 20h. Até 5/8/2012
Onde: Teatro Municipal Maria Clara Machado - Planetário da Gávea (av. Padre Leonel Franca, 240, Gávea, Rio, tel. 0/xx/21 2274-7722)
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
Classificação: 18 anos

O Canto de Gregório coloca o homem em xeque

Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Malu Mader aplaude amiga Maria Luisa Mendonça

Nando Viana mostra stand-up gaúcho em São Paulo

Saiba quem já concorre ao Prêmio Shell no Rio e SP

Em mês olímpico, atores correm 42 km no palco

Surdos ganham linguagem de sinais nos teatros

Véspera tem filosofia de botequim em meio ao caos

Descubra agora o segredo de cada miss

Viva Zélia Gattai!

O Retrato do Bob: o charme de Giordano Castro

Conheça a musa e o muso do teatro de junho

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Sérgio Ricardo assina musical do Nós do Morro"

10 de July de 2012 às 06:00 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com