mostranelson Exposição recria em maquetes ambientes da obra de Nelson Rodrigues na praça Roosevelt (SP)

Uma das maquetes da mostra sobre Nelson Rodrigues - Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

Tudo bem. O centenário de Nelson Rodrigues, no próximo dia 23, provocou uma avalanche de homenagens ao mestre. Mas não poderia ser diferente diante da importância da obra dele para nosso teatro.

É bom aproveitar a maré para conhece-lo melhor e ver novas possibilidades e inspirações que surgem diante de seus textos, já clássicos.

Foi pensando nisso que a SP Escola de Teatro resolveu transformar as influências de um texto rodrigueano em uma exposição, que será aberta neste sábado (11).

Nelson Rodrigues: Toda Nudez Será Castigada poderá ser vista até 8 de setembro, de terça a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados, das 10h às 18h. Com entrada gratuita na sede da escola na praça Roosevelt, 210, no centro de São Paulo.

A mostra tem 15 maquetes criadas ao longo do primeiro semestre por alunos da escola, sob comando de J.C. Serroni, que coordena os cursos de cenografia, figurino e técnicas de palco da instituição e assina a curadoria da exposição.

Elas foram inspiradas na obra Toda Nudez Será Castigada, como conta Serroni em conversa exclusiva com o R7.

— São 15 projetos ao todo. Cada um é composto pela maquete, texto e todo o processo de criação ilustrado.

O curador revela que os aprendizes de técnicas de palco criaram uma cenografia especial para a exposição, que recria o universo de Nelson Rodrigues. A maioria deles faz sua primeira exposição.

— A mostra tem a atmosfera dele; a escrivaninha, a máquina de escrever, grandes frases e 30 fotos do artista. O pessoal da iluminação fez uma luz especial, e a turma da sonoplastia criou uma trilha especial com músicas e falas do autor.

A exposição vai inaugurar o espaço do teatro, no primeiro andar da sede da Roosevelt da SP Escola de Teatro, que também tem outra sede no bairro Brás.

Travesti mais famoso do teatro volta a SP

Estreia de musical com obra de Milton Nascimento fortalece “Broadway nacional”

O Retrato do Bob: Paulo Cruz, um ator em constante experimentação

Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

O Retrato do Bob: Einat Falbel, toda a força de uma atriz pós-desilusão
 

Descubra agora o segredo de cada miss

Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Mito morto há 60 anos, Evita foi atriz consagrada

Musical sobre Milton Nascimento custou R$ 1 milhão

Coluna do Miguel Arcanjo n° 183: Adeus, Playcenter

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Exposição recria em maquetes ambientes da obra de Nelson Rodrigues na praça Roosevelt (SP)"

11 de August de 2012 às 04:30 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com