arte elenco Vladimir Brichta estreia <i>Arte</i> ao lado de Claudio Gabriel e Marcelo Flores em São Paulo

Elenco posa no camarim logo após a primeira sessão de Arte no Renaissance - Danilo Carvalho/AgNews

Por Miguel Arcanjo Prado

O sorriso estampado no rosto de Claudio Gabriel, Marcelo Flores e Vladimir Brichta na foto acima demonstra como foi a estreia para convidados do espetáculo Arte no Teatro Renaissance, em São Paulo, neste sábado (18). Neste domingo (19), a peça é aberta ao público.

O espetáculo tem texto da parisiense Yasmina Reza, 53, uma das autoras mais disputadas por produtores teatrais de todo o mundo - já foi encenada em mais de 30 países. 

Escrita em 1994, Arte já foi encenada três vezes no Brasil, entre 1998 e 2006.

Desta vez, Vladimir Brichta (que, além de atuar, debuta na função de produtor de teatro), Claudio Gabriel e Marcelo Flores compõem o trio de atores da peça dirigida por Emílio de Mello, que traduziu a obra para o português.

O espetáculo faz uma discussão da amizade, algo tão caro ao mundo masculino. Os três amigos explicitam seus pontos de vista sobre a relação entre eles e com a arte, como revela o diretor.

— O texto apropria-se de situações corriqueiras para nos devolver uma discussão sobre as questões do mundo contemporâneo.

arte Vladimir Brichta estreia <i>Arte</i> ao lado de Claudio Gabriel e Marcelo Flores em São PauloBrichta explica por que quis produzir a obra, que teve preparação de elenco de Valéria Campos.

— Para mim, que venho exercitando a comédia na TV e no cinema com frequência, só justificaria voltar a ela no teatro se o riso fosse o meio e não o fim. E é isso que Yasmina faz com maestria.

Arte ainda tem figurinos de Marcelo Olinto, cenário de Aurora Campos, iluminação de Tomás Ribas e trilha de Lucas Marcier e Fabiano Krieger.

Claudio comemora trabalhar com Emílio de Mello.

Deus da Carnificina também contou com a direção do Emílio. Ele é um diretor maravilhoso que traz a vantagem de ser ator também. Já é a terceira peça que ele vai dirigir da mesma autora, então estamos entregues em ótimas mãos. Ele é um cara que conhece muito bem o universo da Yasmina e está nos guiando muito bem.

Intercalando momentos de comédia com mensagens pesadas, Arte começa com a história de Sérgio, um homem que gasta uma fortuna com uma pintura contemporânea completamente branca.

— Ele traz o amigo dele, o Marcos, para ver aquilo que ele acha maravilhoso. Ele é um cara categórico, conservador, e critica essa compra. O Sérgio fica muito magoado. A partir daí começa uma discussão, porque eles vão abrindo os corações um para o outro. O terceiro elemento é o Ivan, que é atrapalhado, um cara que tem problema com a sogra, com a mãe...

Uma das características da obra de Yasmina, segundo Claudio Gabriel, é trabalhar com conflitos. Por isso que alguns momentos da peça são “duros”, como explicita o ator.

— São conflitos como a gente tem na vida muitas vezes. Em determinadas situações a gente precisa engolir sapos em função da sociedade. Você não pode estourar o tempo todo. Tem hora que a gente não aguenta e desce a ladeira. A gente costuma falar que os personagens da Yasmina têm um verniz que os mantêm dentro de uma sociabilidade, mas em certos momentos esse verniz é rompido.

Arte
Quando:Sextas às 21h30, Sábados às 21h e Domingo às 18h. Até 7/10/2012
Onde: Teatro Renaissance (al. Santos, 2.233, Cerqueira César, São Paulo, tel. 0/xx/11 3069-2286)
Quanto: R$ 80,00
Classificação: 14 anos

Godspell reúne jovens cheios de amor e utopia

Fim de semana tem Nelson Rodrigues por todo lado

Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Descubra como é o mundo de miss

 

Grupo Gattu conquista sede em casarão de SP

Estreia de musical com obra de Milton Nascimento fortalece “Broadway nacional”

O Retrato do Bob: Pedro Vilela, o sonhador coletivo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Vladimir Brichta estreia Arte ao lado de Claudio Gabriel e Marcelo Flores em São Paulo"

19 de August de 2012 às 11:24 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com