207152 335781193182443 1312501258 n Por trás do pano – Rapidinhas teatrais
Por Miguel Arcanjo Prado

Revista do Tusp
Foi lançada na última terça-feira (28) no histórico prédio do Tusp na rua Maria Antônia, em SP, o número cinco da revista aParte XXI, cujo primeiro número saiu em 1968, no auge da ditadura militar. Em sua palestra (foto acima), mediada pelo vice-diretor do Tusp, Ferdinando Martins, a professora da USP Maria Silvia Betti falou frases contundentes. Sobre os tempos modernos, em que o teatro reclama de agonia, ela vociferou: “O interesse nasce do treinamento da sensibilidade”. E completou: “É assustadora a pobreza que nos cerca”.

Revista do Tusp 2
A quem gosta de sair por aí filosofando sem ter lido nem bula de remédio, Maria Silvia Betti deu o recado, com sua elegância costumeira: “Tem gente por aí que pensa que está inventando a roda. Equívocos foram cometidos para que aprendêssemos com eles. Mas, para isso, é preciso conhecer o que já foi feito”. Preciso falar mais alguma coisa?

Bienal do Teatro
O diretor do Tusp, Celso Frateschi, aproveitou o evento para revelar que o Teatro Universitário da USP pretende realizar em 2013 uma Bienal Internacional do Teatro. Boa notícia.

Agenda Cultural
[r7video http://videos.r7.com/saiba-tudo-o-que-vai-rolar-na-agenda-cultural-deste-fim-de-semana-1-e-2-/idmedia/5040fd83fc9b5f2856885a19.html]

Tosse 1
Na estreia do monólogo Moloc, com o ator francês François Khan na SP Escola de Teatro na praça Roosevelt, em São Paulo, uma gordinha não parava de tossir. O espetáculo volta a ser apresentado nesta segunda (3), grátis, às 20h. Espera-se que a mocinha não apareça.

Tosse 2
A moça fazia tanto barulho que houve quem pensou que ela deveria ter procurado um hospital em vez de ir ao teatro e se sentar na primeira fila.

Tosse 3
Diante de tanto barulho, François Khan também tossiu fortemente. A plateia foi ao delírio. Apesar de ter incorporado a tosse ao personagem, há quem jure que ele tossiu mais forte do que o costumeiro para deixar a gordinha sem graça. Fato é que, milagrosamente, após o recado elegante do ator, ela parou imediatamente de atormentar a todos.

Fim de Show 3 Por trás do pano – Rapidinhas teatraisFim de noite
O estreante Umbílicos Grupo promete causar frenesi no Espaço dos Satyros 1, à meia-noite deste sábado (1°), quando estreia por lá Fim de Show (foto), uma peça sobre os bastidores teatrais. Prometem mostrar o que os atores fazem na madrugada depois que saem do palco. Será que contam tudo mesmo? Estamos morrendo de curiosidade e é claro que estaremos lá.

Brasil nos Andes
O grupo brasileiro Circo da Silva participa do Festival Internacional de Teatro da Colômbia, que será realizado de 1° a 9 de setembro em Manizales, cidade no alto dos Andes. Criado no fatídico ano de 1968, o festival é um dos mais antigos das Américas. Por lá já passaram mais 1.600 grupos de 40 países, e o evento já recebeu nomes como Pablo Neruda, Jerzy Grotowsky, Mario Vargas Llosa e Ernesto Sábato. Coisa fina.

Mirada
Falando em festival teatral, o Sesc de Santos está em fase dos preparativos finais para o Mirada, o Festival Ibero-Americano de Teatro de Santos, que ocorre de 5 a 15 de setembro. Lembrando que paulistanos que comprarem ingressos para os espetáculos terão transporte gratuito de ida e volta a partir do Sesc Vila Mariana até Santos. O Mirada terá 42 produções de 14 países.

Prepare seu coração
O musical nacional está com tudo. O cantor Jair Rodrigues se encontrou, nesta quarta (28), com o elenco do musical Jair em Disparada, que estreia no dia 6 de setembro no Teatro Brigadeiro, em São Paulo. Ele posou para a coluna (foto abaixo) ao lado de Luciano Quirino, que interpretará o cantor, e Cinthia Santos, que viverá Claudine, mulher de Jair nos tempos dos festivais.

 Por trás do pano – Rapidinhas teatrais
A Outra Companhia esquenta SP com calor baiano

Bob Sousa tem acervo preservado pela Unesp; leia entrevista com o fotógrafo apaixonado pelo teatro

Conheça o ator Dudu Galvão, o talento potiguar do Clowns de Shakespeare e muso do teatro R7

O Retrato do Bob: o talento corajoso de Dani Barros

Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

“Ao celebrar centenário de Nelson Rodrigues, Brasil vê sua hipocrisia”, diz diretor Marco Antonio Braz

Mormaço é retrato de uma geração perdida

Ivam Cabral e SP Escola de Teatro: um sonho real

Vanessa Jackson faz show grátis em São Paulo

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Por trás do pano – Rapidinhas teatrais"

31 de August de 2012 às 06:00 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com