Incendios Roberto Blenda 5 Festival Mirada apresenta 38 espetáculos até o dia 15 em Santos; 23 são produções internacionais

Cena da peça mexicana Incéndios, que integra o 2º Mirada, em Santos - Foto: Roberto Blenda

Por Miguel Arcanjo Prado

Desta quarta-feira (5) até o próximo dia 15, Santos terá teatro por toda parte. A cidade do litoral paulista recebe a segunda edição do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas.

Apesar de jovem, o evento já é um dos mais importantes da América Latina. Isso se dá por conta dos números do festival.

Durante 11 dias, serão apresentados 38 espetáculos, dos quais 23 são internacionais, e 15, nacionais. Eclético, o Mirada reúne produções da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai, Venezuela e México, que é o grande homenageado desta edição.

Organizado pelo Sesc São Paulo, tem o apoio da Prefeitura de Santos e do Conaculta (Conselho Nacional para Cultura e Artes do México).

As apresentações não acontecem apenas em teatros tradicionais da cidade, como também em praças e na rua. Espaços de Praia Grande, Bertioga, Cubatão, Guarujá e São Vicente, cidades vizinhas a Santos, também integram a mostra.

Para os amantes de outras artes, haverá palestras, lançamentos de livros, shows e performances.

Transporte gratuito

O público paulistano que comprar entradas para o festival em qualquer Sesc terá transporte gratuito até Santos, mediante agendamento prévio e comprovação do pagamento do ingresso. O ônibus partirá, diariamente, do Sesc Vila Mariana.

Segundo a organização do festival, o serviço de transporte contará com um guia de turismo que ficará responsável pelo receptivo e embarque dos passageiros. Apenas nesta quarta (5), o ônibus sairá às 18h. Já de 6 a 15 de setembro, sairá às 15h. O coletivo só retorna a São Paulo após a última apresentação do dia.

O diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, afirma que o evento tem o objetivo de “criar intercâmbio entre artistas que trazem na bagagem suas experiências e técnicas”.

Além de Danilo Santos de Miranda, o Conselho Diretivo do Mirada ainda tem a pesquisadora teatral Isabel Ortega, o diretor do Teatro Mayor de Bogotá, Ramiro Osório, e o diretor do Festival Ibero-Americano de Teatro de Cádiz, Pepe Bablé Meira.

Peruanos, mexicanos e cubanos

A programação tem destaques, como La Maldita Vanidad, da Colômbia, o Teatro de los Andes, da Bolívia, o Grupo Yuyachkani, do Peru, e o Argos Teatro, de Cuba, além dos espanhóis de Els Joglars. Como é o país homenageado, o México leva várias companhias ao festival: Teatro Línea de Sombra, Compahia Tapioca Inn, Por Piedad Producciones, Companhia Nacional de Teatro, Teatro El Farfullero, Artilleria Producciones, El Milagro e Carretera 45 Teatro.

No lado brasileiro, há presenças significativas, como o Grupo Galpão, de Belo Horizonte, o Grupo Piollin, da Paraíba, e a mundana companhia, de São Paulo.

Saiba a programação completa do Mirada!

Leia também:

Descubra todos os segredos do mundo de miss!

Leia mais:

Daniel Veronese fala com exclusividade sobre peça em Minas

O Retrato do Bob: François Khan, o discípulo de Grotowski

Eloisa Vitz e Mario Sergio Cabral são Musos do Teatro

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Festival Mirada apresenta 38 espetáculos até o dia 15 em Santos; 23 são produções internacionais"

5 de September de 2012 às 09:57 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com