Incendios Foto Fernanda Procopio1 Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Incêndios é o grande destaque da programação do Mirada em 2012 - Foto: Fernanda Procópio

Por Miguel Arcanjo Prado
Enviado especial do R7 a Santos*

Pegando Fogo
Frenesi do Festival Mirada, em Santos, que acaba neste sábado (15), o espetáculo mexicano Incêndios, da Companhia Tapioca Inn, foi convidado pelo Sesc a se apresentar em São Paulo. Estreia em março de 2013, no Sesc Belenzinho.

Torcida
Outro espetáculo que o povo clama por temporada paulistana é o também mexicano Amarillo, do Teatro Línea de Sombra, outro sucesso do festival santista. Aguardemos.

Visual
Ainda falando no Mirada, o Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, chamou a atenção o visual adotado por ícones do teatro paulistano que estiveram por lá. O diretor teatral do Club Noir, Roberto Alvim, usou meia branca com sapato preto, tipo Michael Jackson. Já o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, não largava sua confortável sandália de turista gringo. A diretora Cibele Forjaz, por sua vez, causou com suas sandálias crocs amarelas. Já pensou se vira moda?

Africano
Diretor do Grupo Piollin de Teatro, da Paraíba, Luiz Carlos Vasconcelos emendou o Mirada com uma viagem a Cabo Verde, na África. Vai se apresentar como o Palhaço Xuxu por lá, onde fica até o dia 20. Saudações aos amigos cabo-verdianos!

Não deu
O espetáculo Mãe Coragem e Seus Filhos, da Costa Rica, foi, digamos, o filho bastardo no evento de Santos. Teve gente que o classificou como “Brecht da Broadway”. Ai, que maldade, gente.

Galdino dirige
De volta ao teatro paulistano, Juliana Galdino dirige a peça Aqui, que estreia dia 18, às 21h, no Club Noir (rua Augusta, 331). O texto é de Marina Sohn Fischer. A entrada é gratuita.

Cursos grátis
A SP Escola de Teatro oferece quatro cursos gratuitos de extensão cultural. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da instituição. Entre os cursos, está um de dramaturgia da cidade com o português Jorge Louraço Figueira, que vem de Coimbra só para dar aulas aos paulistanos, ora, pois.

Quer fazer peça no CCBB?
O CCBB está com inscrições abertas até 29 de outubro para propostas de programação cultural em suas unidades em 2013 e 2014. Saiba como se inscrever. Boa sorte.

Viva Strindberg 1
2012 é ano de centenário de morte do dramaturgo August Strindberg (1849-1912). Nicole Cordery, que é mestre na obra do pai do teatro moderno pela Sorbonne, em Paris, programou com Flavio Barollo a Mostra Strindberg, que acontece de 18 de setembro a 27 de outubro, com oito espetáculos teatrais, dos quais três são inéditos e montados apenas para o evento. Chiquérrimo.

Viva Strindberg 2
Ainda haverá leituras dramáticas, exposição, oficinas e debates. O evento ocupará as unidades do Sesc Belenzinho, Bom Retiro, Ipiranga e Santo Amaro, em São Paulo. Participam os renomados diretores Eduardo Tolentino, Nelson Baskerville, Denise Weinberg e Christiane Jatahy, além da diretora sueca Bim de Verdier. Vai perder?

Fogo e paixão
Com cena de beijo gay e beijo lésbico (nas fotos exclusivas, abaixo, feitas por Suzana Martins), o espetáculo Sobre o Desejo, da Cia. Vanilla, promete causar no Teatro Coletivo, na rua da Consolação, 1623, em São Paulo, a partir do próximo dia 22 de setembro. Fica em cartaz sábado, às 21h, e domingo, às 20h, até 11 de novembro, com ingresso a R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia-entrada. No texto de Denis Diderot com direção e dramaturgia de André Correa, os atores vivem cenas de desejo, ciúme e paixão. No elenco, Paula Faria, André Moss, Elohá Bartijoto, Flávia Mariotto, Guilherme Mazzei, Juliana Garcia, Júlio César Gomes, Luiz Felipe Bianchni, Nicole Fischer, Renata Sarmento, Renato Velloni e Vinícius Lopes. Ufa!

sobre o desejo suzana martins Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Beijo gay e beijo lésbico prometem marcar Sobre o Desejo, no Teatro Coletivo, em SP - Fotos: Suzana Martins

*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Sesc Santos.

Veja a Agenda Cultural do Record News São Paulo:

[r7video http://videos.r7.com/veja-os-destaques-da-agenda-cultural-deste-fim-de-semana/idmedia/50534a4afc9b06db6f5accea.html]

Leia mais:


Leia mais:

Mexicanos incendeiam o Mirada

Adolf Shapiro fala ao R7 com exclusividade

Professorinha abusada vira tema de peça

Leia também:

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
2 Comentários

"Por trás do pano – Rapidinhas teatrais"

14 de September de 2012 às 06:00 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • Tobias Pereira
    - 15/09/2012 - 12:34

    EU GOSTO MUITO DO SEU BLOG E DA COLUNA POR TRÁS DO PANO. COLOQUE MAIS TEATRO DE RUA POR FAVOR!!!

    Responder
  • Otávio Neves
    - 15/09/2012 - 12:33

    essa coluna é muito boa. acompanho sempre, viu? parabéns!

    Responder
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com