fio magico Destaque infantil do Mirada, O Fio Mágico comove crianças e adultos com uma história bem contada

Pernambucanos da peça O Fio Mágico conquistaram o público do Mirada - Foto: Carla Denise

Por Miguel Arcanjo Prado
Enviado especial do R7 a Santos*

Por mais que o mundo esteja imerso nas revoluções tecnológicas e as novas relações por elas impostas, o ser humano ainda é capaz de se surpreender e se deixar cativar por uma boa história bem contada.

É o acontece com o espectador do espetáculo infantil O Fio Mágico, da Companhia Mão Molenga Teatro de Bonecos, de Recife, Pernambuco.

Após fazer elogiada participação no Festival Palco Giratório, o grupo foi convidado a integrar a programação do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, o Mirada, evento do Sesc São Paulo que chega ao fim neste sábado (15), após 11 dias de muito teatro na cidade portuária.

Os três atores do elenco, Fabio Caio, Fátima Caio e Marcondes Lima, que também dirige a montagem, surgem ainda despidos do figurino no começo da peça.

Ao colocarem as roupas que os transformam em velhas, com ajuda de máscaras, eles estabelecem um pacto de fantasia com o público. Com seus bonecos e inventivo e simples cenário (uma mesa que serve de palco aos bonecos e uma cortina atrás), eles contam a história de Gerard, um menino do interior da França que deseja ver o tempo passar depressa para resolver os problemas que surgem em sua vida.

Aliás, inteligente, o texto de Carla Denise é um verdadeiro achado. Simples e instigante. Cheia de reviravoltas, que são valorizadas pela direção, a dramaturgia cativa do menor ao mais velho na plateia congregando todos os elementos que uma boa história deve ter. Há amor, dor, vida, morte, sonhos e decepções.

No palco, o trio de atores respira sintonia e unidade pouco vistas. Todos estão juntos na função de contar a história da melhor forma possível. O público sente. E é por isso que conquistam vigoroso aplauso quando o conto termina, com crianças e adultos com olhos brilhantes e uma grande lição aprendida.

A vida urbana e frenética coloca as pessoas muitas vezes com o olhar voltado ao futuro. Assim, deixam o presente de lado, mergulhadas na insatisfação. O que O Fio Mágico transmite é algo muito simples, mas muitas vezes esquecido: a vida passa rápido e, por isso, deve ser aproveitada a cada minuto do presente. Porque a felicidade só é possível a partir da simplicidade.

*O jornalista Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do Sesc São Paulo.

Leia a coluna:

 

 

 

Leia também:


Leia mais:

Mexicanos incendeiam o Mirada

Adolf Shapiro fala ao R7 com exclusividade

Professorinha abusada vira tema de peça


Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Destaque infantil do Mirada, O Fio Mágico comove crianças e adultos com uma história bem contada"

15 de September de 2012 às 13:25 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com