facas nas galinhas Com mulher da roça assanhada pelo vizinho, Facas nas Galinhas mostra revolução do conhecimento

Facas nas Galinhas mostra triângulo amoroso no mundo rural - Foto: João Caldas/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

A horta do vizinho é sempre melhor que a nossa. Além disso, tal qual aconteceu com Adão e Eva no Paraíso, o conhecimento traz consigo forte dose de revolução e, às vezes, desastre. Todas estas ideias estão no espetáculo Facas nas Galinhas, da Cia. Barracão Cultural.

A peça encerra temporada no próximo domingo (28), no Espaço Elevador, na Bela Vista, em São Paulo.

O celebrado texto do escocês David Horrower conta a história de um casal de agricultores (Eloisa Elena e Cláudio Queiroz) que é perturbado pela lábia do moleiro (Thiago Andreuccetti) vizinho da vila, responsável pela trituração dos grãos colhidos pelos moradores e único leitor voraz naquele fim de mundo de gente ignorante.

No jogo de palavras propostas pelo moleiro-serpente, a mulher-Eva é seduzida pelo conhecimento e influenciada por este. Num perigoso jogo, ela redescobre, a cada contato, uma nova forma de enxergar a situação em que está, já que o moleiro está bem além da da possibilidade intelectual do marido-Adão, um verdadeiro brutamontes.

O diretor Francisco Medeiros encontrou uma forma carregada de poesia para contar a história do triângulo.

Para tanto, contou com a colaboração do cenógrafo Marco Lima, também responsável pelos figurinos, que criou um cenário artesanal de madeira, em forma de círculo, que transporta o espectador para o mundo rústico e rural, onde as ideias são básicas e tudo é de uma repetição sem fim.

O mesmo faz Marisa Bentivegna ao construir uma luz cheia de personalidade, que vai construindo o clima de tensão e suspense que paira sob a história.

Eloisa transita bem no caminho de sua personagem, ao atravessar o abismo que separa ignorância do saber. Mas quem se destaca no elenco é Andreuccetti, com uma construção dúbia do personagem detonador do conflito entre o casal, o temido moleiro.

Facas nas Galinhas é um espetáculo que deixa no ar a ideia de que a busca pelo saber pode ser positiva ou negativa. Tudo depende do ponto de vista. Porque uma coisa é fato: o conhecimento traz consequências irreversíveis.

Facas nas Galinhas
Avaliação: Bom
Quando: Sábado, 21h; domingo, 19h. 80 min. Até 28/10/2012
Onde: Espaço Elevador (r. Treze de Maio, 222, Bela Vista, São Paulo, tel. 0/xx/11 3477-7732)
Quanto: R$ 10 (preço único para todos)
Classificação: 12 anos

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Com mulher da roça assanhada pelo vizinho, Facas nas Galinhas mostra revolução do conhecimento"

27 de October de 2012 às 06:00 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com