a serpente Irmã ordinária tenta roubar o marido da outra em A Serpente, de Nelson Rodrigues, com o Grupo Gattu

Marido vira objeto de disputa entre duas irmãs em A Serpente - Foto: Lenise Pinheiro/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

A ficção adora irmãs rivais. E Nelson Rodrigues, é claro, não poderia deixar tal tema de lado. Logo ele, que amava os conflitos familiares.

O dramaturgo centenário mergulhou fundo no embate fraternal em seu último espetáculo A Serpente, escrito em 1978 e que ganha boa montagem com o Grupo Gattu, em São Paulo. É uma boa pedida para quem ainda não prestigiou algum texto do mestre pernambucano dos dramas cariocas neste ano.

Eloisa Vitz e Daniela Rocha Rosa protagonizam o espetáculo, como as duas irmãs que vão morar juntas em um apartamento, com seus respectivos maridos, vividos por Daniel Gonzales e Elam Lima. Com competência, as duas conseguem transitar pelo clima de carinho que, com o desenrolar da história, se transforma em ódio mortal.

É claro que a coisa não poderia acabar bem, com dois casais debaixo do mesmo teto. E dá-lhe boa dramaturgia rodrigueana.

Eloisa, que também dirige a montagem, apresenta um elenco afinado no palco e uma encenação respeitosa com Nelson Rodrigues, com aquele clima histérico que só ele soube criar.

Dessa forma, o público se envolve com a história das duas irmãs neste texto de tirar o fôlego e com final surpreendente trágico.

A Serpente
Avaliação: Muito Bom
Quando: Sábado a segunda, 21h; domingo, 20h. 70 min. Até 26/11/2012
Onde: Casa e Teatro Grupo Gattu (rua Dos Ingleses, 182, Bela Vista, São Paulo, tel. 0/xx/11 3791 2023)
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Classificação: 16 anos

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Irmã ordinária tenta roubar o marido da outra em A Serpente, de Nelson Rodrigues, com o Grupo Gattu"

13 de November de 2012 às 09:40 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com