atreva se Jô Soares mistura suspense e riso em Atreva se

Atreva-se tem clima noir para misturar tensão e riso - Foto: Priscila Prade/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

Uma história de suspense nas mãos de Jô Soares como diretor teria de terminar em riso. É o que ele propõe e acontece em Atreva-se, texto de Mauricio Guilherme que ganha montagem do Gordo em São Paulo.

Maneco Quinderé assina uma luz que deixa tudo sob um clima noir, aquele dos antigos e dramáticos filmes em preto e branco que entraram para a história do cinema.

O ar de época também é reafirmado no cenário de Chris Aizner – uma soturna mansão onde personagens transitam em diferentes décadas – e nos elegantes figurinos de Fábio Namatame, que trazem glamour ao elenco no palco.

O espetáculo é dividido em quatro cenas distintas em diferentes épocas. Elas vão sendo apresentadas à plateia pela narradora, papel encabeçado pela lanterninha do suposto cinema exibido no palco.

A atriz Mariana Santos funciona bem neste lugar de mestre de cerimônias, dando respiro entre uma cena e outra. Cheia de sacadas e poder de improviso, a atriz até serve pipoca à plateia, sempre com a irreverência que faz de suas entradas no corredor um show à parte do que é apresentado no palco.

Conhecido do Zorra Total, Marcos Veras apresenta-se um ator com bom tempo cômico e transita com competência pelos personagens que interpreta. O grande mérito dele é mostrar-se capaz de confiar e respeitar as marcações definidas pelo texto e pelo diretor, em vez de querer fazer graça por conta própria. Porque há muito comediante que não tem essa capacidade – o ego explica.

Júlia Rabello, sempre fazendo par com Veras nas histórias que se sucedem, consegue construir mulheres misteriosas e engraçadas, tarefa nada fácil.

Carol Martin, sempre coadjuvante do casal, é quem menos rende, quando tinha nas mãos a personagem que poderia roubar a cena, a empregada. Ela demonstra insegurança, enquanto os outros se jogam de cabeça.

O que prejudica a peça é a falta de um nexo claro que ligue as quatro histórias apresentadas. O público, num primeiro momento, é levado a buscar alguma linearidade entre o que vai se passando na mansão, quando realmente isso não existe de fato. A sensação que se tem é que as quatro cenas foram costuradas meio que a toque de caixa.

Apesar disso, Atreva-se é um espetáculo divertido que garante gargalhadas sinceras na plateia – coisa rara diante das montagens de comédia atuais. O espetáculo reafirma o talento para direção de Jô Soares, capaz de dialogar com a nova geração de comediantes sem deixar a assinatura do humor que fez dele uma estrela dos palcos e da TV.

Atreva-se
Avaliação: Bom
Quando: Quinta a sábado, 21h30; domingo, 20h. 75 min. Até 25/11/2012
Onde: Teatro das Artes SP (av. Rebouças, 3.970, Shopping Eldorado, Pinheiros, São Paulo, tel. 0/xx/11 3034-0075)
Quanto: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia-entrada)
Classificação: 14 anos

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Jô Soares mistura suspense e riso em Atreva-se"

14 de November de 2012 às 08:00 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com