agronegocio julieta bacchin Roberto Alvim decepa cabeça de latifundiário em Agronegócio; Club Noir embarca na luta de classes

Cabeça decepada fala durante a peça Agronegócio, no Club Noir - Foto: Julieta Bacchin

Por Miguel Arcanjo Prado

O premiado e famigerado diretor Roberto Alvim resolveu abraçar o teatro de discurso político mais próximo da esquerda. Ele estreia nesta terça (12) o espetáculo Agronegócio, que entra nos rincões do mundo latifundiário.

O enredo é baseado na degola de um fazendeiro de cana-de-açúcar por um boia-fria. No mundo do teatro, onde tudo é possível, mesmo após o corte certeiro, a cabeça fala.

O crime, repleto de contornos de luta de classes, vai atiçar a imprensa, políticos e a polícia, gerando um clima que promete tensão.

Estão no elenco Renato Forner, Ricardo Grasson, Frann Ferrareto, Gabriela Ramos, Marcelo Rorato e Fernando Gimenes.

O texto é de Marco Catalão. Ele afirma que o enredo “se estrutura por meio de várias vozes que se alternam e se entrecruzam”. Há, portanto, olhares e possíveis significados distintos para a mesma narrativa.

A peça faz parte da Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea, realizada pelo Club Noir e que ainda tem mais uma montagem a exibir: Grimorium, de Alexandre França, prevista para estrear em 12 de março.

Outro projeto do grupo, Peep Classic Ésquilo, com montagens de todas as peças do dramaturgo grego, ganhou o último Prêmio Especial da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

Em Agronegócio, Alvim, que também assina cenografia e iluminação – os figurinos são de Juliana Galdino –, mantém a estética do grupo e aposta em atores com movimentos mínimos sob luz fria. 

O diretor traz afinado um discurso de crítica social e diz que sua peça quer explicitar as contradições do mundo agrário e mostrar que “os ganhos da indústria do agronegócio se chocam com as mazelas geradas pela exploração de milhares de trabalhadores”. Contudo, busca olhar poético para esta temática “incontornável de nosso País”.

Agronegócio
Quando: terça, quarta e quinta, às 21h. Até 7/3/2012
Onde: Club Noir (rua Augusta, 331, Centro, São Paulo, tel. 0/xx/11 3255-8448)
Quanto: grátis (senhas distribuídas uma hora antes)
Classificação etária: 16 anos


Leia também:

 
Fique por dentro do que os atores fazem nos bastidores
 
Descubra agora tudo o que as belas misses aprontam
 
Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
Comente

"Roberto Alvim decepa cabeça de latifundiário em Agronegócio; Club Noir embarca na luta de classes"

12 de February de 2013 às 10:23 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com