apca presidente jose henrique fabre rolim foto miguelarcanjoprado José Henrique Fabre Rolim é o novo presidente da APCA, a Associação Paulista de Críticos de Artes

José Henrique Fabre Rolim foi eleito novo presidente da APCA - Foto: Miguel Arcanjo Prado

Por Miguel Arcanjo Prado

Uma das mais tradicionais instituições culturais do Brasil tem nova diretoria. José Henrique Fabre Rolim é o novo presidente da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

Ele foi eleito por unanimidade em assembleia realizada por membros da instituição, no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, no centro paulistano, na noite desta quarta-feira (21), da qual este vosso jornalista participou. Ele ficará à frente da APCA no biênio 2013/2015.

apca1 300x225 José Henrique Fabre Rolim é o novo presidente da APCA, a Associação Paulista de Críticos de Artes

Cerimônia: sob apalusos, o antigo presidente, Aguinaldo Cristofani, passa a ata da APCA para o novo comandante da entidade, Fabre Rolim - Foto: Miguel Arcanjo Prado

Fabre Rolim é associado da APCA desde 1977 e exerceu o cargo de tesoureiro da instituição nos últimos quatro anos, época em que foi presidida pelo crítico Aguinaldo Cristofani Ribeiro da Cunha (Teatro).

Em sua despedida do cargo de presidente, Cristofani fez discurso emocionado, lembrando da tradição da APCA e do reconhecimento que ela tem pela classe artística e sociedade brasileira de um modo geral. Ele foi aplaudido por todos os membros presentes. Em sua fala, o novo presidente disse que trabalhará para manter o que foi feito e avançar ainda mais.

A chapa eleita é composta por: Presidente - José Henrique Fabre Rolim (Artes Visuais); Vice-Presidente - Rubens Ewald Filho (Cinema); Secretário - Fernando Serapião (Arquitetura); Tesoureiro - Inês Fernandes Correia (Música Popular). O novo Conselho Fiscal da APCA é composto por Dalva de Abrantes (Artes Visuais), Evaristo Martins de Azevedo (Teatro) e Gustavo Ranieri (Literatura).

apca2 José Henrique Fabre Rolim é o novo presidente da APCA, a Associação Paulista de Críticos de Artes

Críticos da APCA, a partir da esquerda: Inês Correia, Miguel Arcanjo Prado, Evaristo de Azevedo, Fernando Serapião, Nadia Somekh, Fernanda Teixeira, Vinicio Angelici, Dalva de Abrantes, o ex-presidente Aguinaldo Cristofani e o novo presidente José Henrique Fabre Rolim

Tradição

A APCA tem histórico de muita tradição. Em 31 de agosto de 1951 foi fundada a Associação Brasileira de Críticos de Teatro (ABCT), por iniciativa de um grupo de oito críticos teatrais liderados por Nicanor Miranda.

aguinaldo cristofani apca 300x225 José Henrique Fabre Rolim é o novo presidente da APCA, a Associação Paulista de Críticos de Artes

Aguinaldo Cristofani deixou o cargo de presidente da APCA sob os aplausos dos colegas - Foto: Miguel Arcanjo Prado

Em 1956, sob presidência de Décio de Almeida Prado, a entidade mudou o nome para Associação Paulista de Críticos de Teatro (APCT).

Em 1971, o crítico teatral português João Apolinário, então presidente da APCT, fez a proposta de ampliar a entidade, que passou a abrigar outras áreas artísticas, como forma de se fortalecer no contexto de perseguição política da ditadura militar. Em 1972 o nome da instituição passou a ser APCA.

O prêmio da APCA é distribuído anualmente por cerca de 60 críticos em 11 categorias artísticas, sempre com votação no fim de cada ano e cerimônia de entrega no começo do ano posterior. Ele é um dos mais respeitados prêmios do Brasil. Atualmente, as áreas da APCA são: Artes Visuais, Dança, Arquitetura, Música Popular, Música Erudita, Cinema, Literatura, Televisão, Teatro, Teatro Infantil e Rádio.

apca3 José Henrique Fabre Rolim é o novo presidente da APCA, a Associação Paulista de Críticos de Artes

Posam com o novo presidente no auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas, José Henrique Fabre Rolim (à frente, à dir.), os membros da nova diretoria da APCA: (a partir da esq.) Inês Correia, Fernando Serapião, Dalva de Abrantes e Evaristo Martins de Azevedo - Foto: Miguel Arcanjo Prado

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Espalhe por aí:
  • RSS
  • Live
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Digg
  • Facebook
  • Netvibes
2 Comentários

"José Henrique Fabre Rolim é o novo presidente da APCA, a Associação Paulista de Críticos de Artes"

21 de August de 2013 às 22:13 - Postado por Miguel Arcanjo Prado

* preenchimento obrigatório



Digite o texto da imagem ao lado: *

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Comentários
  • Por trás do pano – Rapidinhas teatrais - Teatro Atores & Bastidores - R7
    - 23/08/2013 - 13:42

    [...] de comando na APCA O novo presidente da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) é José Henrique Fabre Rolim. Eis seu discurso de posse: "A nova diretoria da APCA tem como meta principal valorizar a cultura e [...]

    Responder
  • Felipe
    - 22/08/2013 - 22:42

    Parabéns a Cristofani pelo legado e boa sorte ao Fabre Rolim!

    Responder
Ir para a home do site
Todos os direitos reservados - 2009- Rádio e Televisão Record S/A
exceda.com