Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campeã do Carnaval carioca será conhecida nesta quarta-feira

Abertura dos envelopes com notas dos jurados está prevista para 16h

Carnaval 2013|Do R7

Vila Isabel encerrou desfiles na madrugada de terça-feira
Vila Isabel encerrou desfiles na madrugada de terça-feira Vila Isabel encerrou desfiles na madrugada de terça-feira

A campeã do Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro será conhecida na tarde desta Quarta-Feira de Cinzas (13). Os envelopes com as notas dos jurados serão abertos a partir das 16h na apuração, que acontece na Praça da Apoteose, dentro do Sambódromo, no centro.

Nos desfiles de domingo e segunda-feira, que apresentaram problemas na evolução e harmonia de algumas escolas e até acidentes com alguns componentes, a reação do público nas arquibancadas apontou favoritas: Unidos de Vila Isabel, Beija-Flor de Nilópolis, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade Independente de Padre Miguel e Acadêmicos do Salgueiro estão no páreo.

Dez quesitos estavam em julgamento: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, conjunto, alegoria e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. Os 40 jurados (quatro para cada quesito), espalhados pelos módulos da Marquês de Sapucaí, deram notas entre 9 e 10. A mais baixa será descartada.

Acompanhe a apuração das escolas de samba do Rio em tempo real

Publicidade

Neste ano a última colocada será rebaixada para a Série A, que reúne os antigos grupos de acesso A e B. Já a campeã da Série A ganha o direito de desfilar na elite do samba no Carnaval de 2014. As seis primeiras colocadas do Grupo Especial desfilam no Sábado das Campeãs, no próximo dia 16.

De acordo com o regulamento da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), se houver empate no primeiro lugar, o critério de desempate é a maior soma de notas no quesito que ainda será sorteado um pouco antes do início da apuração. A ordem de leitura dos quesitos será sorteada na sede da Liesa, a partir do meio-dia.

Publicidade

Algumas agremiações já devem começar a apuração perdendo décimos importantes que no final podem fazer diferença. A Mangueira, por exemplo, estourou o tempo de desfile em seis minutos e deverá perder um décimo por minuto além do tempo máximo permitido para cruzar a Avenida, que é de 82 minutos. A atual campeã, Unidos da Tijuca, também deve sofrer punição em evolução ou conjunto.

Qual foi a melhor escola de samba do Rio de Janeiro? Vote!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.