Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em busca do título de campeã, Grande Rio sai em defesa dos royalties do petróleo na Sapucaí

Apesar do tema político, escola promete que não "subirá em palanques" no desfile

Carnaval 2013|Carlyle Jr., do R7, no Rio

Grande Rio mostrará o uso do dinheiro dos royalties do petróleo nas áreas de saúde, educação, saneamento básico e segurança pública
Grande Rio mostrará o uso do dinheiro dos royalties do petróleo nas áreas de saúde, educação, saneamento básico e segurança pública Grande Rio mostrará o uso do dinheiro dos royalties do petróleo nas áreas de saúde, educação, saneamento básico e segurança pública

A Acadêmicos do Grande Rio bate na trave em busca do tão sonhado título de campeã do Grupo Especial há seis anos. De volta à tricolor de Caxias, onde emplacou vice-campeonatos em 2006 e 2007, o carnavalesco Roberto Szaniecki promete esbanjar luxo e efeitos especiais no desfile que mostrará as riquezas trazidas pelos royalties do petróleo.

Com o enredo Amo o Rio e vou à luta: Ouro negro sem disputa... Contra a injustiça em defesa do Rio, a escola defende a permanência dos royalties do petróleo no Estado — responsável por mais de 80% da produção nacional. Apesar do tema político, Szaniecki garante que a Grande Rio não "subirá em palanques" na Marquês de Sapucaí.

— Não faremos qualquer tipo de discurso político em nenhum momento. Vamos fazer um passeio pelos benefícios que o petróleo e os royalties de sua produção trazem à população do Rio.

O passeio começa com um mergulho no fundo do mar. No carro abre-alas, a tricolor reproduz uma gigantesca plataforma de petróleo. Os componentes vão mostrar as dificuldades da exploração do “ouro negro”. O diretor de Carnaval Tavinho Novello diz que a escola adotou um tom didático para explicar o tema na avenida.

Publicidade

— Nossa preocupação é mostrar ao público como funciona a indústria do petróleo, desde a extração até a transformação em produtos, como combustíveis e plástico.

Agremiação mostra o caos nas cidades sem royalties

Publicidade

Bombas de gasolina vão decorar um dos sete carros alegóricos da escola. Divididos em 34 alas, os 3.800 componentes vão se fantasiar com os uniformes das profissões da indústria do petróleo.

O desfile também explica como o dinheiro dos royalties contribui para o desenvolvimento das cidades produtoras, como Campos dos Goytacazes e Macaé, no norte fluminense. Fantasiados de policiais militares e professores, os componentes vão mostrar a aplicação dos recursos na segurança pública e na educação.

Publicidade

A Grande Rio faz ainda um alerta sobre os acidentes ambientais causados pela exploração do petróleo. No último carro, a escola mostrará o cenário de caos em que se transformarão os municípios do Rio sem os royalties do petróleo. A alegoria terá animais mortos e uma cidade coberta de petróleo.

No Carnaval deste ano, a tricolor escolheu a dançarina do Faustão Carla Prata para reinar à frente da Invocada bateria. Um time de celebridades, que inclui as atrizes Susana Vieira e Christiane Torloni, também defende as cores da Grande Rio nesta segunda-feira (11).

Conheça o samba-enredo da Grande Rio

Amor vem comigo cantar

Hoje vou mergulhar profundo

Tem lá no fundo do mar

Ouro pra alimentar o mundo

Que faz crescer, impulsionar

O conhecer multiplicar

Tão lindo pela própria natureza

Meu Rio faz gerar tanta riqueza

Mais tem que ser assim

Bom pra você, bom pra mim

Uma eterna paixão eu e você

Minha escola é meu bem querer

Felicidade em alto astral

É o ouro negro nosso carnaval

Vou jogar a rede e puxar

Vem, me dar um beijo amor

Na praça ouvindo o sino tocar

Preservar é dar valor

Eu quero um lugar pra viver

Segurança e saúde pra dar e vender

E assim reciclando eu vou

Ver a vida renascer...

É a mensagem taí

Explorar não é destruir

Se faltar vira o caos

Não posso deixar

Pelo Rio eu vou lutar

Um Grande Rio de amor sou eu

Vem cá, me dá o que é meu, é meu

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.