Carnaval 2013

9/2/2013 às 06h22

Em noite de imprevistos, Viradouro e Estácio de Sá despontam como favoritas da Série A

Acadêmicos da Rocinha e União Parque Curicica aparecem como fortes concorrentes

Do R7

Acadêmicos da Rocinha fez uma apresentação de dar água da boca Divulgação / Riotur

 

Mesmo enfrentando alguns imprevistos, a Viradouro e a Estácio de Sá, escolas que se apresentaram na primeira noite de desfile da Série A, despontaram como favoritas para retornar ao Grupo Especial do Carnaval de 2014. Durante os desfiles das outras sete agremiações, no entanto, essas escolas se depararam com fortes concorrentes. Se depender das belas apresentações da Acadêmicos da Rocinha e União Parque Curicica, por exemplo, a disputa pela conquista do título será bastante acirrada.

A noite começou com problemas em carros alegóricos, que enroscaram na entrada da avenida, e atrasos na entrega de fantasias, que fizeram com que algumas alas desfilassem apenas com a roupa do corpo.

Foi o que ocorreu com a primeira escola a se apresentar, a Unidos do Jacarezinho, que precisou substituir o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira pela segunda dupla, justamente porque a fantasia da protetora do estandarte da agremiação não chegou a tempo. Em homenagem a Jamelão, a escola entrou na avenida para mostrar a trajetória musical do artista até a sua consagração na Mangueira, onde cantou diversos sambas e composições campeãs e inesquecíveis.  

A segunda escola a pisar na avenida foi a Porto da Pedra. A vermelho e branco de São Gonçalo entrou na Sapucaí por volta das 22h15 para falar sobre a evolução do calçado com o enredo Me diga o que calças e eu te direi quem és! A escola, rebaixada para o Grupo da Série A no Carnaval de 2012, luta para volta para o Grupo Especial. Durante a apresentação, o terceiro carro da agremiação teve problemas ainda na concentração e não conseguiu entrar na Marquês de Sapucaí, o que deixou um buraco de cerca de 100 m na avenida.

Originária da zona oeste do Rio, a Acadêmicos de Santa Cruz entrou na avenida para desvendar os mistérios do Ceará. Com enredo O Dragão do mar e a lenda do Ceará, os carnavalescos Sylvio Cunha e Munir Nicolau exaltaram a história e as paisagens paradisíacas do Estado nordestino nos quatro carros e nas 25 alas. Assim como a escola anterior, o último carro da agremiação emperrou minutos antes de entrar na avenida. Os componentes tiveram que "frear" os passos para evitar buracos entre as alas, o que pode ter comprometido a pontuação da agremiação.

A quarta escola a se apresentar foi a Unidos da Vila Santa Tereza, que cobriu a passarela do samba com muito axé na noite de sexta-feira. A agremiação revelou os segredos das lendas africanas com o enredo Axé – no caminho das águas sagradas. A transexual Ariadna Arantes, que participou do BBB (TV Globo) entrou como a rainha de bateria da escola. Assim como a Unidos do Jacarezinho, a escola também ficou prejudicada devido ao atraso na entrega das roupas, que fez com que os integrantes da bateria e as passistas da escola desfilassem sem as fantasias.

A escola seguinte, União Parque Curicica, fez bonito na avenida com a reedição do enredo Quando o samba era samba, de 1994, da Portela. A agremiação da zona oeste homenageou os 90 anos da águia de Oswaldo Cruz e Madureira. À frente da bateria, a tricolor resolveu colocar o coreógrafo Jerônymo da Portela no lugar da repórter do Balanço Geral (Rede Record) Luciana Picorelli, que desistiu do posto nas vésperas do Carnaval.

A Estácio de Sá perdeu pontos por não ter cumprido o tempo permitido. A escola, no entanto, reuniu forças para voltar a ocupar uma vaga na elite do samba, onde desfilou pela última vez em 2007. No Carnaval deste ano, a vermelho e branco resolveu homenagear o maestro e compositor Rildo Hora. O carnavalesco Jack Vasconcelos, que foi responsável pelo retorno da União da Ilha à elite do samba, recorreu a materiais mais baratos para as alegorias e fantasias. 

O tradicional bloco Cordão da Bola Preta invadiu a Marquês de Sapucaí no desfile da Alegria da Zona Sul, sétima escola a entrar na avenida. A agremiação de Copacabana comemorou os 95 anos do bloco, que arrasta multidão pelas ruas do centro do Rio durante o Carnaval carioca. Por conta de um incêndio no barracão, a vermelho e branco teve apenas dois meses para reconstruir as alegorias e fantasias. Mesmo assim fez uma apresentação impecável levando muita animação com as divertidas alegorias que levaram para a avenida.

Penúltima escola a desfilar, a Acadêmicos da Rocinha abriu o apetite dos foliões que acompanharam o desfile da agremiação na madrugada deste sábado na Marqueês de Sapucaí. Com o enredo Mistura de Sabores e Raças - Uma Feijoada à Brasileira, a escola mostrou os segredos do prato preferido dos sambistas e fez a festa de paladares criada pela rica mistura de povos brasileiros e africanos, sem deixar de lado o melhor da gastronomia mundial. A escola também chamou a atenção para um problema enfrentado por muitos países: o flagelo da fome.

Um problema no sistema de som ameaçou a apresentação da Viradouro, última escola e desfilar na madrugada deste sábado (9). Porém, segundo os dirigentes, o imprevisto mostrou a forte integração entre a escola, seus componentes e os espectadores que assistiam ao desfile das arquibancadas, que cantaram alto e em bom som, o samba durante o problema. Com o enredo Nem melhor nem pior, que não sai da minha mente... inspiração para o meu samba, eu também sou diferente, a Unidos da Viradouro “antecipou” o desfile do Salgueiro para a madrugada deste sábado (9). Além de comemorar os 60 anos da escola, a vermelho e branco de Arariboia mostrou as semelhanças entre as duas coirmãs. Na avenida, a escola fez uma releitura da própria história, como o luxuoso desfile sobre a cultura cigana, de 1992. 

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
  • Últimas de Carnaval 2013

  • Últimas de Entretenimento

  • 07h25
    Comida e Receitas
    • Compartilhe no Facebook
    • Compartilhe no Twitter
    • Compartilhe no Google Plus

  • 07h20
    Comida e Receitas
    • Compartilhe no Facebook
    • Compartilhe no Twitter
    • Compartilhe no Google Plus

  • 07h15
    Comida e Receitas
    • Compartilhe no Facebook
    • Compartilhe no Twitter
    • Compartilhe no Google Plus

  • 07h10
    Comida e Receitas
    • Compartilhe no Facebook
    • Compartilhe no Twitter
    • Compartilhe no Google Plus

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!