Carnaval 2013

8/2/2013 às 00h30 (Atualizado em 8/2/2013 às 23h05)

Nove escolas do novo Grupo de Acesso abrem os desfiles na Sapucaí nesta sexta-feira

Porto da Pedra, Viradouro e Estácio de Sá tentam retornar à elite do samba

Do R7, no Rio

Viradouro vai homenagear o Salgueiro Carlyle Jr./R7

O Carnaval na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, começa nesta sexta-feira (8) com o desfile das escolas de samba da Série A. No total, 19 agremiações, que pertenciam aos antigos grupos A e B de Acesso, vão passar pela avenida neste fim de semana. Serão nove na primeira noite e dez no sábado (9).

As 19 agremiações disputarão apenas um acesso para o Grupo Especial de 2014. As três últimas colocadas serão rebaixadas ao Grupo C, que desfila na avenida Intendente Magalhães, no bairro Campinho, na zona norte.
 
Quem abre a primeira noite de desfiles é a Unidos do Jacarezinho. A escola da comunidade recentemente pacificada da zona norte do Rio vai homenagear o eterno intérprete da Mangueira — Jamelão. Com enredo Puxador, não. Intérprete!, desenvolvido pelo carnavalesco Marcus Ferreira, a agremiação vai mostrar uma viagem pela trajetória musical do artista até a sua consagração na Mangueira, onde cantou diversos sambas e composições campeãs e inesquecíveis.

A segunda escola a desfilar será a Unidos do Porto da Pedra. A vermelho e branco de São Gonçalo, na região metropolitana, uma das que querem retornar ao Grupo Especial, vai falar sobre a evolução do calçado. Com enredo Me diga o que calças e eu te direi quem és!, o carnavalesco Leandro Valente mostrar que “calçar é muito mais do que um ato de proteção, é um exercício de personalidade”.

Em seguida, será a vez da Acadêmicos de Santa Cruz, que mostrará as lendas do Ceará na passarela do samba. Com enredo O Dragão do mar e a lenda do Ceará, os carnavalescos Sylvio Cunha e Munir Nicolau vão exaltar a história e as paisagens paradisíacas do estado.

A Unidos da Vila Santa Tereza promete levar muito axé para a avenida. A quarta agremiação a entrar na Sapucaí vai mostrar a representação das lendas africanas com o enredo Axé – no caminho das águas sagradas.

A União do Parque Curicica entra na passarela do samba faltando metade do tempo para os desfiles terminarem. A escola de Jacarepaguá vai reeditar o enredo Quando o samba era samba, de 1994, da Portela. A agremiação fará uma homenagem aos 90 anos de fundação da azul e branco de Madureira.

A sexta a entrar na avenida será a Estácio de Sá, escola que também reúne forças para voltar a ocupar uma vaga na elite do samba, onde desfilou pela última vez em 2007. Este ano, a vermelho e branco vai homenagear o maestro e compositor Rildo Hora.

O famoso verso Quem Não Chora Não Mama é o nome do enredo da Alegria da Zona Sul. A sétima escola da Série A a entrar na Sapucaí vai homenagear o tradicional bloco carnavalesco Cordão da Bola Preta.

A penúltima a desfilar será a Acadêmicos da Rocinha. Com enredo Mistura de Sabores e Raças - Uma Feijoada à Brasileira, a escola da comunidade pacificada da zona sul leva para a Sapucaí uma festa de paladares criada pela rica mistura de povos que chegaram a sua culinária típica.

A Viradouro, outra agremiação que luta para retornar à elite do samba, fecha a noite de desfiles. Com o enredo Nem melhor nem pior, que não sai da minha mente... inspiração para o meu samba, eu também sou diferente, a vermelho e branco de Niterói vai “antecipar” o desfile do Salgueiro para a sexta-feira (8). Além de comemorar os 60 anos da escola, a Viradouro quer mostrar as semelhanças entre as duas coirmãs na avenida.

Confira a ordem dos desfiles da Série A

Sexta-feira (8):
1ª) Unidos do Jacarezinho
2ª) Porto da Pedra
3ª) Acadêmicos de Santa Cruz
4ª) Unidos de Vila Santa Tereza
5ª) União do Parque Curicica
6ª) Estácio de Sá
7ª) Alegria da Zona Sul
8ª) Acadêmicos da Rocinha
9ª) - Unidos do Viradouro
 
Sábado (9):
1ª) União de Jacarepaguá
2ª) Paraíso do Tuiuti
3ª) Tradição
4ª) Império Serrano
5ª) Acadêmicos do Cubango
6ª) Sereno de Campo Grande
7ª) Império da Tijuca
8ª) Caprichosos de Pilares
9ª) Unidos de Padre Miguel
10ª) Renascer de Jacarepaguá

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
  • Últimas de Rio de Janeiro

  • Últimas de Carnaval 2013

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!