Small-house Faça do R7.com sua página inicial

SIM NÃO

Rio de Janeiro

8/2/2013 às 13h53 (Atualizado em 8/2/2013 às 13h55)

Caia na folia com saúde e segurança: veja dicas que o R7 preparou para você aproveitar o Carnaval

Evitar andar sozinho, beber bastante água e usar maquiagem leve estão entre os conselhos

Do R7

Folia chega com tudo e moradores e turistas têm diversas opções para aproveitar o feriadão Maira Coelho / Ag. O Dia

Nesta sexta-feira (8) começa a festa mais aguarda por brasileiros e principalmente cariocas, o Carnaval. A folia vem com tudo neste ano e moradores e turistas têm diversas opções para aproveitar o feriadão. De acordo com o Inmet, até terça-feira (12), os dias serão de sol forte com calor e pancadas de chuvas isoladas, na capital fluminense.

Para curtir a praia, os blocos de rua, os desfiles das escolas de samba ou todos juntos, é preciso tomar cuidado para que a alegria não seja interrompida. Por isso, o R7 ouviu especialistas e preparou uma lista com as principais dicas de segurança, nutrição e saúde. Caia na folia com tudo e divirta-se.

Coronel alerta para perigo de andar sozinho

Para o especialista de segurança da Rede Record, Coronel Amendola, os foliões devem andar em grupo e levar apenas a quantia suficiente de dinheiro para curtir o Carnaval.

— A pessoa preferencialmente deve andar em grupo. Não é recomendado andar sozinho.  Quanto menos dinheiro levar é melhor. O celular também precisa estar guardadinho em um compartimento, se possível escondido, e o documento de identidade é obrigatório.

De acordo com o coronel, as crianças precisam andar com uma pulseirinha de identificação e os adultos devem levar um papelzinho com o fato sanguíneo escrito e telefone de contato.

— As crianças precisam estar com uma pulseira com o nome e telefone. Caso ela se perca, será muito mais fácil achar o responsável. Os adultos também podem levar um papelzinho com o tipo sanguíneo e o telefone de contato de alguma pessoa que possa ser avisada em algum momento de emergência.

Beber água e “kit de sobrevivência”

Com o intenso calor e o uso excessivo de bebida alcoólica, uma boa hidratação deve ser a principal preocupação dos foliões, afirma a nutricionista Marlene Merino Alvarez. A médica diz inda que a alimentação deve ser adequada antes, durante e depois da folia.

— A hidratação do corpo é fundamental para o organismo, principalmente porque o Carnaval é no verão e, por isso, a água deve ser ingerida em abundância antes, durante e depois da folia. Além disso, para repor as energias é importante manter a ingestão consistente de alimentos. Evite frituras ou comidas de difícil digestão, como feijoada, rabada, etc.

Um “kit de sobrevivência”, segundo a médica, também é uma boa pedida para aqueles que não querem desafinar no Carnaval.

— Ao sair para a folia, não se esqueça de levar na bolsa um “kit de sobrevivência” com frutas, barra de cereal, água e biscoitos. Evite comer alimentos preparados em barraquinhas, sem acondicionamento térmico e tome cuidado com maionese e molhos prontos.

Para os desprevenidos, as dicas de opções mais seguras para consumo na rua são água de coco, refrigerantes, milho e pipoca.

Protetor solar é indispensável

Curtindo o bloco, no sambódromo ou na praia, o melhor amigo do folião precisa ser o protetor solar. Quem afirma isso é a dermatologista Monika Brandão. Segundo a doutora, a melhor opção é um fator alto de proteção.
 
— Os foliões não devem esquecer o protetor solar e deverão optar por um fator alto de proteção devido ao longo tempo de exposição solar.
Para quem não dispensa o uso de maquiagem, produtos que deixem a pele respirar são os mais indicados.

— O uso de maquiagem leve é importante para deixar a pele respirar e não causar acne e dermatites.

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
  • Últimas de Rio de Janeiro

  • Últimas de Carnaval 2013

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!