18 de Dezembro de 2014

Bahia

20/1/2014 às 19h22

Blocos afro se preparam para desfile no Afródromo com ensaios e eleição de destaques para Carnaval 2014

Blocos afro irão desfilar domingo, segunda e terça de Carnaval

Do R7

Blocos Afros se Montagem/ R7 BA

Os blocos afro baianos já se preparam para participação no circuito cultural do Carnaval 2014, o Afródromo. A manifestação artística irá invadir o circuito Osmar (Campo Grande/ praça Castro Alves) no domingo, segunda-feira e terça-feira da folia momesca.

Os blocos afro serão os homenageados do Carnaval deste ano, com o tema “É Diferente, É Carnaval de Salvador – 40 Anos de Blocos Afro”, e como não poderia faltar já iniciaram o aquecimento para a festa.

Conhecido como “O mais belo dos belos”, o bloco Ilê Ayê é o mais antigo de Salvador, criado em 1974. O Ilê, como é carinhosamente chamado pelos baianos, já iniciou os ensaios na Senzala do Barro Preto, na Liberdade, sempre aos sábados. No dia 8 de fevereiro, o grupo fará a escolha da rainha e das princesas do Ilê Aiyê na 35ª Noite da Beleza Negra, que será animada pelas bandas Aiyê e Fundo de Quintal, além do DJ Branco.

Já os ensaios do Olodum, que tornou o samba-reggae conhecido mundialmente, acontecem na praça Tereza Batista, no Pelourinho, sempre às terças-feiras. A banda comemora em 2014, 35 anos de história, além de 26 anos do lançamento do primeiro disco do grupo, LP Egito Madasgascar.

Leia mais notícias no R7 BA

O grupo considerado pelo The New York Times como o maior ballet afro do mundo, possui aproximadamente 3 mil integrantes, sendo 150 percussionistas e quatro maestros, além de 1,5 mil dançarinos. O Malê Debalê se prepara para o Carnaval com ensaios na quadra da Lagoa do Abaeté, sempre aos domingos. O grupo afro também irá escolher os destaques que irão desfilar no carro alegórico do bloco no dia 16 de fevereiro.

Criado como forma de homenagear o ícone da música Bob Marley, os tambores do Muzenza agitam o Carnaval de Salvador com muito samba-reggae. O grupo que possui cerca de dois mil integrantes realizará ensaios sempre as sextas-feiras até a folia momesca.

O Cortejo Afro, vencedor nos últimos dois anos do Troféu Dodô e Osmar por Melhor Fantasia e, em 2013, o Troféu Castro Alves na categoria Melhor Bloco Afro, já é conhecido pelas releituras de sons e ritmos, além da riqueza no figurino e coreografia repleta de elementos da cultura afro. Os ensaios do Cortejo Afro acontecem às segundas-feiras no Largo Pedro Arcanjo.
 

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe

Shopping

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!