Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Rodízio, doces e pizza: a dieta pós-carnaval das musas da folia

Após a apresentação nos desfiles, estrelas se permitem aproveitar e comer besteiras e gostosuras sem culpa

Carnaval 2020|Pietro Pelissari, especial para o R7

Pâmella Gomes: cachorro quente e feijoada depois do Carnaval
Pâmella Gomes: cachorro quente e feijoada depois do Carnaval Pâmella Gomes: cachorro quente e feijoada depois do Carnaval

A preparação para os desfiles do carnaval dura praticamente todo o ano e as rainhas e musas das escolas de samba ralam para estar em forma e com tudo em cima para uma apresentação perfeita. No entanto, o que será que acontece quando a quarta-feira de cinzas chega? As próprias estrelas das passarelas revelaram.

Tati Minerato, musa da Águia de Ouro, campeã do carnaval paulistano, afirma não ter uma dieta regrada para o carnaval, mas evitar comer besteiras e alimentos calóricos. No entanto, depois do desfile, pelo menos por um momento, está liberado curtir e comer o que se tem direito.

— Agora eu me permito comer as coisas que gosto. Sou um pouco formiga, adoro doces (risos). No almoço de domingo mesmo, depois do desfile, eu já fui em um rodízio com a minha mãe para recuperar as forças. Mas no dia a dia uso a lei da compensação: se exagero em um dia, no outro dou uma segurada. Equilíbrio é tudo! E adoro me exercitar, por isso consigo manter sempre meu peso.

A rainha de bateria da Tom Maior, Pamella Gomes, também admitiu que depois dos desfiles aproveita para comer o que tiver vontade. A musa revelou também uma grande aliada: a dança, que a ajuda a estar sempre em boa forma.

Publicidade

— Espero não assustar as pessoas ao falar isso (risos). Dois meses antes do carnaval faço uma dieta mais firme, muito por conta da ansiedade. Não consigo comer nem dormir direito, isso acaba resultando na minha perda de peso. Na segunda-feira após os desfiles, estava com muita vontade de comer besteira e acabei comendo bastante. Lembro um dia que comi McDonald's, depois pizza. Na quarta de cinzas, comi feijoada e cachorro quente. Ainda não voltei à rotina, mas a dança me ajuda muito e estou com o mesmo peso de quando desfilei. Enfiei o pé na jaca sim, comi tudo o que tinha vontade, agora temos que controlar. Não vou fazer dieta maluca de carnaval, mas também não posso sair comendo tudo que vejo na minha frente.

Raíssa Machado: 'Pão com salsicha após desfile'
Raíssa Machado: 'Pão com salsicha após desfile' Raíssa Machado: 'Pão com salsicha após desfile'

Outra que segue a mesma linha é Raíssa Machado, rainha de bateria da Viradouro. A preparação tem treino com personal, alimentos com proteína, muita água, horários corretos de alimentação e descanso do corpo, sem exageros, como ela mesmo diz, para depois do desfile (que rendeu o título do carnaval carioca à escola de Niterói) poder relaxar e curtir.

Publicidade

— Depois que passou o desfile das campeãs, já no domingo mesmo, comi um pão francês com salsicha. Eu amo! (risos). Eu costumo dizer que relaxo depois do carnaval, mas é um relaxar sem se descuidar, porque, acima de qualquer coisa, eu gosto de treinar e me alimentar de forma saudável, para me sentir bem comigo mesma. Me olhar no espelho, me aceitar e me sentir feliz. Acho que isso é o mais importante de tudo. Independente de qualquer padrão. Até porque, nós, mulheres, do carnaval ou não, somos livres para sermos o que quisermos, da forma que quisermos. Acho importante também ter essa consciência, para conseguirmos nos amar da maneira que estivermos. Sem exageros em nada.

Gracyanne Barbosa: mesma dieta o ano inteiro
Gracyanne Barbosa: mesma dieta o ano inteiro Gracyanne Barbosa: mesma dieta o ano inteiro

Sem folga

Publicidade

Apesar de as musas tirarem o período pós-carnaval para ter uma dieta mais 'livre', há quem mantenha a constância da alimentação balanceada e treinos, caso de Gracyanne Barbosa, rainha de bateria da União da Ilha do Governador.

— Minha alimentação é a mesma o ano todo. Meu foco é na proteína e carboidratos de índice glicêmico baixo. Não como industrializado, basicamente, ovo, peixe, frango, batata doce, aipim, legumes e verduras.

Veja como outras musas curtiram o pós-carnaval

Shayenne Cesário, musa da Portela

"Aproveito essa semana pós para comer algumas coisas que me privei durante esses meses. Estava louca pra comer pão (risos). Feijão também. E brigadeiro.

Renata Spallicci, rainha de bateria da Barroca Zona Sul

"Este ano eu não relaxei na dieta. Como sou atleta profissional, acabo seguindo este estilo de vida sempre. O que eu fiz, sim, foi aumentar minha ingestão de carboidrato pelos próximos 20 dias para dar uma recuperada no corpo e pegar mais forte nos treinos de hipertrofia. E segue o plano para o carnaval 2021."

Gil Jung ainda vive dias de liberdade na dieta
Gil Jung ainda vive dias de liberdade na dieta Gil Jung ainda vive dias de liberdade na dieta

Gil Jung, musa da Gaviões da Fiel

"Estou de folga da dieta desde o fim do carnaval até a próxima sexta-feira. Meu nutricionista me liberou pra comer o que eu quiser sem preocupação. A partir de sexta-feira terei um novo planejamento alimentar com foco no emagrecimento e aumento de massa magra. São estratégias inspiradas em atletas da Europa e Estados Unidos que meu nutricionista, Marcelo Steinle, está adaptando para mim, de acordo com meus objetivos, em busca de uma evolução constante e acima de tudo com saúde."

Alice Alves, musa da Portela

"Eu ainda não consegui me permitir muitas coisas, porque ainda estou nessa dieta restrita de carnaval. Além de musa da Portela, também desfilo como rainha de bateria da escola de samba gaúcha Deu Chucha Na Zebra, que faz sua apresentação no carnaval fora de época de Uruguaiana, agora no dia 12 de março. E para a minha grata surpresa, este ano também vou receber o título de Embaixadora do Carnaval do Rio Grande do Sul. Então além de estar me sentindo muito honrada e emocionada, também estou na dieta (risos). Mas confesso, que pelo menos um chocolate e um docinho eu já comi sim."

"No final de 2019, eu já havia iniciado uma dieta leve, mas com a proposta de ganhar uns quilinhos para que quando faltasse um mês antes do carnaval, eu conseguisse definir e dar aquela "secada" que tantas mulheres desejam, inclusive eu. Porém esse ganho deveria ser na base da alimentação e suplementos. Foram 2 meses ingerindo muito carboidrato e proteína. Fritura, doce e refrigerante nem pensar. Mas, com o fim do carnaval, eu normalmente me permito sim "um leve desvio", por poucos dias para não perder aquela sensação de prazer em comer um chocolate ou docinho. Como não é hábito, não me sinto culpada em partir para uma fritura. Porém ciente de que em breve os cuidados reiniciam."

Savia David fez dieta líquida antes da avenida
Savia David fez dieta líquida antes da avenida Savia David fez dieta líquida antes da avenida

Savia David, rainha de bateria da Vila Maria e musa da Beija-Flor

"Por ser atleta fisiculturista, eu já estou acostumada com as dietas bem restritivas antes das competições e por isso acabo não sentindo tanto quando começo o preparo para o carnaval, que é uma dieta bem mais tranquila. Normalmente me permito comer algumas coisas que gosto. Mas este ano segui uma linha um pouco diferente e comecei uma dieta líquida, mais ou menos uns dois meses antes do carnaval. Nela eu só podia consumir coisas líquidas como sopas, vitaminas, sucos e muita água. E quando percebia que estava ficando com aparência de doente, muito seca, eu fazia uma refeição livre com carboidratos e gorduras livre para dar 'um choque no metabolismo'."

"Quando acabou o carnaval, a primeira coisa que me deu vontade de comer foi sal. E como eu estava desidratada e também tomando um pouco de diurético, foi uma vontade absurda. Aí eu corri para comer um pacotinho daquelas batatas chips. Tirando isso, foi a vontade de comer comida mesmo. Comida pesada, mocotó, feijoada, churrasco... Como eu fiquei muito tempo na sopa líquida, eu queria mastigar. Agora estou fazendo uma desintoxicação, para eliminar do corpo todo o sódio e gordura que vieram com essas permissões que me dei. E vou começar já uma dieta balanceada, mais saudável, baseada no equilíbrio entre proteína com carboidrato, mas sempre diminuindo o máximo o açúcar e também o sódio. E no mínimo 5 litros de água por dia. Não é qualquer líquido, é água. Esse é o meu segredinho pós-carnaval."

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.