LOS ANGELES (Reuters) - Um exemplar do livro
Through the Looking Glass, and What Alice Found There (Alice do Outro Lado do Espelho) que pertenceu à menina inglesa que serviu de inspiração a Lewis Carroll para escrever
Alice no País das Maravilhas será oferecido em leilão em dezembro, anunciou na segunda-feira e empresa responsável pelo leilão.
Em seu leilão de 16 de dezembro, a Profiles in History também vai oferecer um exemplar de
The Tale of Peter Rabbit (As Aventuras de Pedro, o Coelho) que pertenceu a sua autora, Beatrix Potter. Os livros vêm da coleção do ex-jogador profissional de futebol americano Pat McInally, disse a casa de leilões.
O exemplar de
Through the Looking Glass, and What Alice Found There que pertenceu a Alice Liddell antes de integrar a coleção de McInally tem valor de venda estimado em 150 mil dólares.
Em 1862, quando tinha 10 anos de idade, Alice Liddell fez um piquenique com seu vizinho, o matemático de Oxford Charles Dodgson, que escrevia sob o pseudônimo literário de Lewis Carroll. Este contou a ela uma história que mais tarde se tornaria o clássico da literatura infantil
Alice no País das Maravilhas.
Alice do Outro Lado do Espelho foi a sequência do primeiro livro.
A Profiles in History anunciou que a expectativa é que o exemplar de
The Tale of Peter Rabbit que foi da própria Beatrix Potter seja vendido por até 120 mil dólares.
O leilão, que é voltado à literatura infantil, também inclui um exemplar da primeira edição de
The Wonderful Wizard of Oz (O Mágico de Oz) e cópias autografadas de uma edição limitada de
Winnie the Pooh (Winnie Puff) e
The House at Pooh Corner (Winnie Puff Constrói Uma Casa), de A. A. Milne.
De acordo com a Profiles in History, a expectativa é que o leilão gere vendas de R$ 2 milhões.
(Reportagem de Alex Dobuzinskis)
Copyright Thomson Reuters 2011