Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Rust' retorna com armas falsas, balas de borracha e olhos atentos após tragédia nas filmagens

Halyna Hutchins, diretora de fotografia, morreu com um tiro disparado acidentalmente pelo ator Alec Baldwin

Cinema|Julia Jacobs, do The New York Times

Patrick Scott McDermott aponta um rifle para Alec Baldwin em gravação de cena de 'Rust'
Patrick Scott McDermott aponta um rifle para Alec Baldwin em gravação de cena de 'Rust' Patrick Scott McDermott aponta um rifle para Alec Baldwin em gravação de cena de 'Rust'

À beira de uma ravina íngreme e coberta de neve ao norte do Parque Nacional de Yellowstone, Alec Baldwin e a equipe do faroeste Rust faziam a reunião matinal de segurança das filmagens, retomadas um ano e meio depois de sua interrupção decorrente de uma tragédia. Era tudo menos rotina. "Eu já disse e vou repetir: não tem armas no set, nada que dispare. Existem vários fac-símiles de armas, de borracha a réplicas", garantiu Gerard DiNardi, o novo primeiro assistente de direção.

O novo armeiro do filme, Andrew Wert, que lida com todas as armas e munições no set, acrescentou que até as munições fictícias (os cartuchos inertes usados em filmes para parecer munição de verdade) eram feitas de borracha e madeira e pintadas de dourado.

E, com essas garantias, as filmagens recomeçaram. Há 18 meses, no Novo México, a equipe estava fazendo um close-up de Baldwin sacando um revólver antigo quando a arma atirou de repente, disparando uma bala verdadeira que matou a diretora de fotografia do filme, Halyna Hutchins, de 42 anos, feriu o diretor, Joel Souza, e traumatizou o elenco e a equipe, dando origem a processos e acusações criminais.

Cerca de 200 membros do elenco e da equipe estão agora trabalhando para terminar Rust. Nem todos voltaram: a armeira original do filme, Hannah Gutierrez-Reed, está enfrentando acusações de homicídio culposo relacionado à morte de Hutchins, e o primeiro assistente de direção original, Dave Halls, não contestou a acusação de manuseio negligente de uma arma. A diretora de fotografia Bianca Cline entrou em cena para terminar o filme que Hutchins começou.

Publicidade

• Compartilhe esta notícia no Whatsapp

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Muitos estão descrevendo Rust como um tributo a Hutchins; seu marido agora é produtor executivo do filme, e ele deu seu apoio a dois cineastas que estão fazendo um documentário sobre a vida dela e a conclusão do filme.

Mas Souza, que foi ferido no tiroteio quando a bala passou por Hutchins e o atingiu em um dos ombros, estava de volta à cadeira do diretor. E Baldwin, à função de protagonista; os promotores do Novo México rejeitaram as acusações de homicídio culposo contra ele, após novas provas de que a arma que ele estava usando, que não deveria conter munição real, tinha sido modificada. Mas um ar de incerteza pairava sobre o astro: os promotores afirmaram que continuariam a investigar o caso e que se reservavam o direito de refazer as acusações contra ele.

Publicidade

Enquanto a equipe se reunia para retomar as filmagens, Souza, que trabalhou pela primeira vez com Baldwin em um esboço do roteiro há cerca de cinco anos, fez um discurso emocionado: "Houve dias em que eu sinceramente não sabia como ia sair da cama de manhã, e vocês foram a razão pela qual consegui. Devemos trabalhar com alegria, como Halyna fazia. Sei que ela estaria ansiosa para que começássemos a trabalhar; portanto, por que não fazemos isso? Hoje estamos trabalhando em um filme. Vamos fazê-lo o melhor possível."

Todos os olhares voltados para 'Rust'

Alec Baldwin volta às filmagens de 'Rust'
Alec Baldwin volta às filmagens de 'Rust' Alec Baldwin volta às filmagens de 'Rust'

Não fazia muito tempo que Baldwin estava de volta ao figurino de Harland Rust, um fora da lei grisalho de chapéu de caubói, casacão marrom e botas de couro de cano alto, quando se viu em uma cena centrada em uma arma. "Quem diabos é você, senhor?", Patrick Scott McDermott, um jovem ator, grita, antes de pegar o próprio rifle de Rust e apontá-lo para ele.

Toda vez que o armeiro, Wert, traz uma arma para o set, ele declara que se trata de uma réplica, incapaz de disparar um tiro. Ex-soldado de infantaria do exército dos EUA, ele construiu os rifles a partir de peças individuais para que parecessem reais tanto quanto possível, mas não fossem capazes de disparar em nenhuma circunstância. Inutilizou os pinos de disparo e modificou os cilindros para que não coubesse nenhuma munição neles.

As balas de borracha e madeira foram pintadas de dourado para que parecessem verdadeiras quando enfiadas na bandoleira de Baldwin. "Eu queria que não houvesse nenhuma dúvida quanto à origem das armas ou de qualquer outra coisa", afirmou Wert, cuja carreira profissional com armas em sets de filmagem tem mais de 20 anos e inclui Clube de Compras Dallas e O Duelo, faroeste de 2016 estrelado por Woody Harrelson.

A questão dos armeiros e da segurança das armas nos sets está no centro das investigações sobre como "Rust" se tornou mortal. Os promotores culparam a armeira original, Gutierrez-Reed, por ter permitido munição real em um set de filmagem, o que deveria ser proibido, e por não ter verificado completamente o revólver que foi entregue a Baldwin no dia do disparo.

Foram levantadas questões sobre como ela e Halls, o primeiro assistente de direção original, lidavam com protocolos de armas. Gutierrez-Reed, cujo advogado disse que ela pretende se declarar inocente, afirmou aos investigadores que tinha verificado toda a munição, mas reconheceu que gostaria de ter feito isso mais minuciosamente.

No set de Montana, Wert recolheu os rifles dos atores entre as cenas, colocando-os de lado, para mais tarde guardá-los em uma caixa trancada com uma senha.

Navegando em um novo terreno

Andrew Wert, novo armeiro de 'Rust', segura as balas falsas pintadas para o filme
Andrew Wert, novo armeiro de 'Rust', segura as balas falsas pintadas para o filme Andrew Wert, novo armeiro de 'Rust', segura as balas falsas pintadas para o filme

As montanhas cobertas de neve ao redor do Yellowstone Film Ranch, em Montana, pareciam diferentes do terreno mais árido do Bonanza Creek Ranch, nos arredores de Santa Fé, no Novo México, onde as filmagens foram interrompidas pelo tiro depois de 11 dias e meio, em outubro de 2021.

Como o roteiro exige que o personagem de Baldwin viaje pelo Oeste a cavalo, os cineastas acreditam que as mudanças de topografia podem ser facilmente integradas. Mas havia alguns elementos da produção original que precisavam ser replicados para garantir a continuidade, uma vez que as filmagens se mudaram para outro estado.

No rancho de Montana, a equipe de Rust estava construindo do zero uma casa de fazenda com chiqueiro, em um esforço para preservar parte do trabalho final de Hutchins. Eles precisavam que o chiqueiro ficasse igual ao do Novo México, onde Hutchins havia filmado uma cena porque uma das atrizes não tinha retornado à produção. Em vez de refazer tudo, a solução foi construir um chiqueiro idêntico, para que a cena pudesse ser filmada com uma nova atriz e editada com as antigas.

"Todo mundo tem a intenção de preservar cada segundo possível", comentou Ryan Smith, um produtor que voltou. Mas, segundo ele, uma cena foi cortada do filme e reescrita por Souza: aquela em uma pequena igreja de madeira, que estava sendo preparada pela equipe quando houve o disparo.

Na locação de Montana, a segurança é prioridade. Dois supervisores de segurança chegaram ao rancho de Montana cerca de um mês antes do início das filmagens, para fazer avaliações de risco de áreas, incluindo o manuseio de cavalos e o deslocamento em terreno rochoso. ("Não mande mensagens de texto andando!" é uma recomendação comum.)

Representantes de sindicatos de entretenimento estão lá para observar cenas de alto risco. E o cronograma de filmagens, inicialmente definido para 22 dias, agora é de 24, para evitar que a equipe se apresse, informou Smith, acrescentando: "É claro que estamos trazendo um nível extra de cuidado, porque naturalmente queremos que todo mundo se sinta extremamente confortável e porque a comunidade de produção e o mundo estão de olho."

c. 2023 The New York Times Company

Tiro em protagonista e morte de crianças: as 7 maiores tragédias no cinema

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.