R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

21 de Dezembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Famosos e TV/Notícias

Icone de Famosos e TV Famosos e TV

publicado em 27/11/2009 às 20h33:

Câmera Record: 10 curiosidades sobre a tribo dos Yawanawas

O programa desta sexta-feira revela segredos de uma tribo misteriosa

Do R7

O Câmera Record de hoje fala sobre uma tribo indígena misteriosa. Nossa equipe de reportagem foi a um local isolado, em busca de desvendar tradições e mistérios. Confira aqui no R7 dez curiosidades sobre a tribo dos Yawanawás.

1) Yawanawás significa ‘povo da queixada’. Eram conhecidos por ter grandes guerreiros e grandes pajés que matavam até com um olhar, assim também como faziam grandes curas e premonições.

2) Antigamente a tribo dos Yawanawá era totalmente dependente da natureza, que representava sua fonte de sustento, diversão e também de espiritualidade. Viviam somente da caça e da pesca.

3) Yawanawás significa ‘povo da queixada’. Eram conhecidos por ter grandes guerreiros, grandes pajés que matavam até com um olhar e faziam grandes curas e premonições.

4) Os Yawanawás é um povo sedentário. Desde seu surgimento, sempre viveram no mesmo lugar. Pertencem a um só grupo indígena, tem sua cultura e língua própria.

5) A tribo defende o equilíbrio entre tradição e modernidade como forma de manter "viva" sua história, seus valores, com qualidade de vida e prosperidade. Na aldeia do Mutum, que antecede a Nova Esperança, aldeia principal, existe a primeira liderança Yawanawá feminina.

6) Sobrevivem também da exportação de cerca de quatro toneladas de Urucum por ano para uma multinacional de cosméticos que apóia outros projetos relacionados à tribo.

7) Na década de 1930, brigaram pela sobrevivência com os caucheiros peruanos que invadiam suas aldeias em busca da seiva do caucho - árvore de grade porte da qual se extrai o látex que origina uma borracha inferior à da seringa.

8) A tribo tem um convênio com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro que possibilita que índios visitem e estudem no local, ao mesmo tempo em que pesquisadores da instituição também podem visitar a terra dos Yawanawá.

9) A internet já está interligando aldeias indígenas brasileiras e a Yawanawa é uma delas. Uma parceria entre uma provedora de acesso à internet via satélite, o Comitê para Democratização da Informática (CDI) e Comissão Pró-Índio do Acre (CPI-Acre), trouxe o acesso para a região com o objetivo de fortalecer a cultura dos povos, estimularem a cooperação entre as tribos e também criar uma comunidade virtual.

10) O Festival Yawa realizado em outubro, contou com alguns turistas, resultado de uma parceria com o Estado. A tribo tem expectativa de que outros líderes indígenas organizem seus calendários festivos para que parcerias relacionadas ao turismo sejam feitas.


 
Veja Relacionados:  tribo, yawanawas, índios
tribo  yawanawas  índios 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 

Topo

Comentários sobre a Notícia

(9) Comentários:


Comentários sobre a Notícia


Shopping