R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Famosos e TV/Notícias

Icone de Famosos e TV Famosos e TV

publicado em 20/02/2013 às 09h50:

Carlos Aberto de Nóbrega celebra centenário do pai, Manoel da Nóbrega, gênio criador da televisão

Festa reuniu familiares, artistas e jornalistas no SBT para lembrar o criador da Praça

Por Miguel Arcanjo Prado

Publicidade

Enquanto celebrou com pompa os centenários de Jorge Amado, Luiz Gonzaga e Nelson Rodrigues, o Brasil ficou desmemoriado diante dos cem anos de nascimento de um grande artista da televisão. Contudo, o carinho e a dedicação de sua família evitou que a data passasse despercebida. 

Há um século nascia no dia 18 de fevereiro de 1913, em Niterói (RJ), Manoel da Nóbrega, o criador da Praça da Alegria, que mais tarde virou A Praça É Nossa, humorístico de sucesso no SBT há 25 anos.

Carlos Alberto de Nóbrega, filho do humorista, e Marcelo de Nóbrega, o neto, organizaram na última segunda (18), um jantar em homenagem ao familiar centenário no restaurante do SBT, em Osasco, na Grande São Paulo. No mesmo dia, no Programa do Ratinho (SBT), a família Nóbrega recebeu uma homenagem ao vivo.

Emocionado, Carlos Alberto falou ao R7.

— Meu pai foi um ser iluminado que abriu portas para tanta gente que Deus acabou abrindo as portas do céu para ele tão cedo.

Manoel da Nóbrega morreu em São Paulo, em 17 de março de 1976, vítima do câncer, com apenas 63 anos.

O médico Fernando Nóbrega, de 82 anos, irmão caçula de Manoel também falou sobre o parente, emocionado. 

— Fico muito feliz em ver meu irmão sendo lembrado. Ele era um intelectual. Tinha dois diplomas, de economia e de engenharia, falava quatro idiomas, além do português. Ele era 17 anos mais velho do que eu, então, foi meu pai, depois, meu irmão, e, já no fim da vida, meu filho. Ele está muito feliz onde está. 

Família de Carlos Alberto de Nóbrega
O apresentador Carlos Alberto de Nóbrega (de paletó branco) posa com o tio (de terno escuro) e os filhos na festa que celebrou o centenário de seu pai, Manoel da Nóbrega, na sede do SBT - Foto: Lourival Ribeiro/SBT

Patrícia representou Silvio Santos

Filha de Silvio Santos, a apresentadora Patrícia Abravanel representou o pai na festa. Ela relembrou à reportagem do R7 que Manoel da Nóbrega teve papel crucial na carreira de seu pai.

— Eu acho que temos de dar honra a quem merece honra. Além de ícone da TV, o Manoel da Nóbrega foi uma das pessoas que acreditou no meu pai. Se ele não tivesse acreditado, nada disso estaria aqui. Aquela época do começo da TV reuniu muitas pessoas boas, talentosas e amigas. E tudo aconteceu.

O apresentador Moacyr Franco, outro ícone da história da TV, também fez questão de levar seu abraço a Carlos Alberto.

— Sinto-me honrado em estar aqui 50 anos depois de ter conhecido o Manoel da Nóbrega. Estou feliz em estar vivo para poder festejar o centenário dele e poder gozar da amizade de seus filhos e netos. 

Herança do avô

O neto de Manoel, Marcelo de Nóbrega, ajudou o pai a organizar o encontro que reuniu artistas e jornalistas.

— Meu pai pensou em fazer em nossa casa este presente do meu avô. Mas aí o SBT ofereceu de fazer aqui. Eu sinto isso como um “muito obrigado” da emissora à nossa família, porque foi meu avô quem conseguiu a concessão da TVS para o Silvio.

Marcelo conta que herdou do avô o empreendedorismo e a necessidade de buscar novos talentos.

— Meu avô trouxe muita gente com ele e sempre revelava novos talentos. Eu puxei muito dele isso. Hoje, 80% do elenco da Praça fui eu quem descobri.

O humorista Carlinhos Aguiar concorda.

— Se não fosse o Manoel ter começado isso lá atrás eu não estaria aqui.

O colega Márcio Amaral, também comediante da Praça, faz coro.

— O Manoel foi a raiz de tudo. Um homem que gerou trabalho para muitos artistas, e sua família segue fazendo o mesmo. 
Carlos Alberto de Nóbrega homenageia o pai no Programa do Ratinho 18/2/2013
Carlos Alberto e amigos celebram o pai no Programa do Ratinho - Foto: Lourival Ribeiro/SBT

Gênio da TV

César Filho também esteve na comemoração. Contou que quando a TV chegou à sua casa, em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, quando ele tinha apenas oito anos, a imagem de Manoel da Nóbrega sentado no banco da Praça foi algo hipnotizante.

— Ele foi um gênio da TV. E ajudou a outros gênios como o Boni [José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, ex-diretor da Globo] e o Silvio Santos. Era muito generoso.

O diretor do Domingo Legal (SBT), Roberto Manzoni, o Magrão, lembra o grande redator que Manoel da Nóbrega foi.

— Trabalhei com ele no Programa Silvio Santos. Era a figura mais engraçada e simples que eu já conheci. E tinha um talento incrível. Ele ia para a escritório, na praça Marechal [Deodoro, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo] e escrevia o programa inteirinho de uma vez só. É um orgulho que eu carrego ter podido trabalhar com ele. Eu era moleque, olhava para o Manoel e falava: “Esse homem é o cara!”.

Na saída da festa, todos os convidados ganharam o livro A Luz que Não se Apaga [Editora Novo Século], no qual Carlos Alberto de Nóbrega descreve sua relação com o pai, gênio centenário da TV.

Festa centenário Manoel da Nóbrega - Carlos Alberto de Nóbrega - 18/2/2013
Momentos da festa, em sentido horário: Celso Portioli, Patrícia Abravanel, Cintia Abravanel e Ratinho; Carlos Alberto de Nóbrega mostra a foto do pai, Manoel da Nóbrega, com Ronald Golias; e Carlos Alberto posa com o elenco de A Praça É Nossa - Fotos: Lourival Ribeiro/SBT

Veja Relacionados:  manoel da nóbrega, centenário, carlos alberto de nóbrega, homenagem, comemoração, festa, miguel arcanjo prado
manoel da nóbrega  centenário  carlos alberto de nóbrega  homenagem  comemoração  festa  miguel arcanjo prado 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping