R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Famosos e TV/Notícias

Icone de Famosos e TV Famosos e TV

publicado em 29/06/2012 às 06h00:

Jandira Martini é atriz de mil e uma nacionalidades

Após viver árabe e indiana, ela será turca avó de Tiago Abravanel em Salve Jorge

Miguel Arcanjo Prado, do R7


Publicidade

Aos 68 anos, a paulista de Bertioga Jandira Martini coleciona nacionalidades na TV.

Quem não se lembra dela como a marroquina Zoraide, de O Clone, ou como a politizada indiana Puja, de Caminho das Índias?

Mais uma vez, em trama de Gloria Perez, Jandira mostra versatilidade. Será Farid, uma turca, na novela Salve Jorge, que substituirá Avenida Brasil, no horário das 21h da Globo.

Em conversa exclusiva com a reportagem do R7, Jandira contou que já se prepara para viver a personagem e que está participando dos estudos sobre a cultura turca com o restante do elenco.

Apesar de ser estrangeira na novela, ela não gravará fora do País. Todas suas cenas serão na Turquia cenográfica que a Globo monta no Projac, o complexo de estúdios na zona oeste carioca.

A atriz ressalta a importância do tema escolhido por Gloria para abordar dessa vez. Após falar de crianças desaparecidas em Explode Coração, doação de órgão em Meu Bem Meu Mal, imigração ilegal em América, clonagem humana em O Clone, e esquizofrenia em Caminho das Índias, dessa vez a novelista abordará o tráfico internacional de mulheres.

— Acho ótimo essa função social que sempre têm as novelas da Gloria. Ela sempre traz assuntos atuais para suas tramas. Vamos falar, sim, de tráfico de pessoas, mas ela também jamais deixa de dar toques de humor às novelas que escreve. E o público ama essa mistura. 

Claudino Mayer, doutor em teledramaturgia pela USP (Universidade de São Paulo) e autor do livro Quem Matou... O Romance Policial na Telenovela, vê na figura da atriz um atrativo para fazer personagens tão distintos e cativantes.

— O biótipo dela se adequa a qualquer tipo de cultura, mas o que diferencia é o fato de ela fazer cada personagem diferente da outra. Jandira é muito verossímil, então, a personagem convence o telespectador. Ela é do tipo de atriz que veste o personagem. Então, ela fica famosa não como Jandira, mas como a personagem que interpreta. 

Para Mayer, a repetição de personagens semelhantes em novelas de um mesmo autor atrai público cativo.

— Os personagens que dão certo se repetem nas tramas. Só que o ator precisa dar um tom novo. A Gloria escolheu a Jandira outra vez porque ela sabe construir personagens que, num primeiro momento, soam repetidos, mas que no desenrolar da trama ganham outros significados. Assim, a repetição funciona como atrativo do público para uma fórmula de sucesso.


Apesar de ainda não ter recebido as cenas, Jandira já consegue dar alguns detalhes de sua personagem.

— Ela viverá na Turquia. Será mãe do personagem do Domingos Montagner e avó do personagem do Tiago Abravanel [o neto de Silvio Santos que foi para a Globo]. Eles estão, inclusive indo para a Turquia gravar externas lá nesta semana. Quando voltarem a gente começa a gravar no estúdio.

Por conta da novela, a atriz deixou em espera a volta da peça O Eclipse, na qual é dirigida por ninguém menos do que Jô Soares.

— Fazer essa peça com o Jô no Teatro Jaraguá, aqui em São Paulo, foi um grande prazer. Quem sabe a gente não volta assim que a novela acabar? Seria a realização de um sonho.

Claudino Mayer
Para o doutor em teledramaturgia da USP Claudino Mayer, Jandira veste a camisa das personagens - Foto: Julia Chequer/R7

Veja Relacionados:  jandira martini, tiago abravanel, salve jorge,
jandira martini  tiago abravanel  salve jorge 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping