A atriz Mara Manzan morreu nesta sexta-feira (13), às 8h15 da manhã, de câncer de pulmão, no hospital Rio's D'or, onde estava internada desde sábado (7).
Mara tinha 57 anos e sua última atuação na TV foi na novela
Caminho das Índias (Globo)
, na qual interpretou a indiana Ashima, que morava na Lapa, no Rio, na trama de Gloria Perez.
Desde 2008, Mara lutava contra um câncer no pulmão. Ela chegou a interromper os trabalhos em
Caminho das Índias, mas, após uma melhora, conseguiu retornar aos estúdios.
O ator
Thiago Mendonça falou com o R7 no começo da tarde desta sexta-feira (13), sobre a perda da amiga Mara Manzan. A atriz viveu a personagem Amara na novela
Duas Caras (Globo), mãe do personagem Bernardinho, interpretado por Mendonça.
- Foi a primeira notícia do dia. Estou absorvendo ainda. Acho que essa dor e esse sentimento só cabe a mim. Só eu sei o que estou sentindo. Não queria falar mais nada.
Autor de
Duas Caras,
Aguinaldo Silva lamentou a morte da atriz em conversa com o
R7.
- Eu fiquei muito triste, porque a Mara era um furacão. Ela era a vida em pessoa. Vê-la embora tão cedo é muito triste.
O novelista lembrou que trabalhou duas vezes com a atriz, sempre com êxito.
- Ela fez
Senhora do Destino e
Duas Caras. E sempre com o humor contagiante. A Mara sempre me mandava e-mails alegres do hospital. Ela era das atrizes que eu chamo de altamente populares, pois são aquelas com as quais o telespectador se identifica de imediato. Ela tinha cara de gente, ou seja, parecia alguém que a gente conhecia.
A atriz Marilice Cosenza, que conviveu com Mara nos bastidores do Projac, os estúdios da Globo no Rio,
lembrou como era a amiga.
- Ela era muito divertida e querida por todo mundo. Os câmeras sempre a amavam. Ela brincava com todo mundo. E também era uma mulher batalhadora, que queria trabalhar e viver. É uma tristeza muito grande.
A atriz Luci Pereira, que trabalhou com Mara em
Caminho das Índias,
recordou com carinho da amiga:
- Mara estava ótima, apesar de andar para cima e para baixo com um aparelho de inalação, que usava antes das gravações. E, na hora da cena, aparecia linda.
Diretor e fundador do grupo teatral paulistano Os Satyros,
Ivam Cabral contou ao
R7 que ainda está muito emocionado com a notícia da morte de Mara Manzan.
- Eu estou muito emocionado, porque a alegria da Mara Manzan não combina com morte nem com tristeza. É difícil acreditar que aquela alegria toda tenha ido. Mesmo com a doença, ela nunca deixou a peteca. Ela tinha consciência de que era uma fatalidade. Ela fazia piada o tempo inteiro com essa condição. A Mara esteve muito presente no início da história dos Satyros. Ele sempre estava de bom humor. A perda é enorme para todos os artistas brasileiros.
Veja vídeo do
Hoje em Dia sobre a morte da atriz.