R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

23 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Moda e Beleza/Notícias

Icone de Moda e Beleza Moda e Beleza

publicado em 02/12/2009 às 11h14: atualizado em: 03/12/2009 às 18h24

Sociedade Brasileira de Dermatologia
questiona teste de protetores solares da Pro Teste

SBD não reconhece o resultado da avaliação da Associação de Defesa do Consumidor

Agência EstadoDo R7, com Agência Estado

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) afirmou nesta terça-feira (1º) não reconhecer o resultado da avaliação sobre protetores solares da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste).

A pesquisa testou os 10 principais produtos vendidos no País e concluiu que cinco não são resistentes à luz e perdem o poder de proteção aos raios UVB após uma hora de sol.

Veja os resultados da pesquisa:

 

Oito das dez marcas foram reprovadas por não resistir à água ou não bloquear raios UVA. O diretor regional da SBD, Sérgio Schalka, comentou o assunto.

- Não temos uma posição formada sobre os resultados apresentados, pois desconhecemos a metodologia de avaliação. Temos uma série de questionamentos sobre os métodos empregados e tememos que o resultado desestimule o uso do protetor solar.

A ProTeste informou que não divulga a metodologia e o laboratório responsável pela análise por questões contratuais e para não comprometer as pesquisas.

O diretor de desenvolvimentos de produtos da Natura, Victor Fernandes, uma das empresas cujo protetor foi reprovado pelo teste, afirmou ontem que a empresa não foi notificada. Ele também questiona os resultados.

- Falamos com os quatro grandes laboratórios brasileiros (que fazem testes) e eles alegam desconhecer o teste da Pro Teste. Desconhecemos a metodologia da avaliação.

A Pro Teste é uma associação civil sem fins lucrativos e tem 200 mil associados. Integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), é filiada à Euroconsumers e à Consumers International, as maiores organizações mundiais de defesa do consumidor. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Outro lado
Procurada pela reportagem do R7, a coordenanora institucional da ProTeste, Maria Inez Dolci, afirmou que o SBD "não faz teste em laboratório" e "não pode validar uma coisa que eles não conhecem". Disse também que o resultado do teste não vai desestimular o uso de protetor solar.
- Muito pelo contrário. Queremos que as pessoas usem mais protetor solar, mesmo porque a incidência de câncer de pele no Brasil é altíssima. Mas as empresas têm a qualidade do produto.


 
Veja Relacionados:  Pro Teste,Sociedade Brasileira de Dermatologia,protetor solar
Pro Teste  Sociedade Brasileira de Dermatologia  protetor solar 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping