R7 - Entretenimento

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

31 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Entretenimento/Moda e Beleza/Notícias

Icone de Moda e Beleza Moda e Beleza

publicado em 09/12/2009 às 07h30:

Saiba como escolher um bom protetor solar

FPS, consistência e proteção UVB: tudo isso deve ser analisado antes da compra

Rebeca de Moraes, do R7

Na última semana, uma pesquisa feita pela Pro Teste reprovou a maior parte dos protetores solares mais vendidos no Brasil. Alguns não passaram na avaliação por falta de informações no rótulo, outros pela consistência ou até mesmo pelo baixo grau de proteção.

Mas isso não quer dizer que não haja no mercado boas marcas. O que você precisa é saber o que procurar em um produto para poder escolher o melhor.

A primeira coisa é ter certeza do tipo de produto que você quer. Protetor solar ou bloqueador? O primeiro tem a função de diminuir os efeitos dos raios ultravioletas (que no rótulo aparecem descritos como UVA e/ou UVB) na pele. Já do bloqueador solar espera-se a função de uma espécie de filtro, que impeça a penetração dos raios UVA e UVB na pele.

Não se confunda: esses produtos são completamente diferentes dos bronzeadores, que são formulações que estimulam a pigmentação da pele, mas que em geral têm baixíssimo fator de proteção solar – o famoso FPS.

A proteção contra os raios UVB (que são cancerígenos e apresentam incidência cada vez maior devido à destruição da camada de ozônio) e o FPS são informações que devem obrigatoriamente fazer parte do rótulo dos produtos, segundo regras da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

As pessoas que costumam ter um bronzeado sem vermelhidão e têm a pele mais morena podem usar no dia a dia produtos com fator de proteção UVB de no mínimo 30, segundo a Dra. Selma Cernea, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo e coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele.

Dê preferência a produtos que, além do FPS, apresentem proteção contra os raios UVA, que atingem as camadas mais profundas da pele. 

Pessoas de pele branca, com sardas, cabelos loiros ou ruivos devem procurar produtos com FPS acima de 30 e mais gordurosos - eles ficam mais tempo na pele.

Segundo a médica, uma boa dica são os produtos em spray, que podem ser espalhados com mais facilidade na pele do corpo.

Isso tudo vale para o corpo. Para o rosto, é preciso procurar um produto específico para cada tipo de pele. As oleosas precisam de loções aquosas ou à base de gel, enquanto as secas podem apostar nos cremes.

Selma lembra que o filtro solar é apenas um dos agentes no combate aos malefícios causados pelo sol.
- É indispensável que o uso do produto seja acompanhado por chapéu, camiseta, sombra e a exposição ao sol na hora certa (antes das 10h e depois das 16).


Veja Relacionados:  protetor solar,filtro solar,como escolher,sol,praia
protetor solar  filtro solar  como escolher  sol  praia 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping